A Fundação GDA perseguindo a estratégia do Fundo Cultural da GDA, que visa a promoção das carreiras e dignificação da profissão dos artistas, bem como o desenvolvimento da cultura em Portugal, anuncia hoje o lançamento do Programa de Bolsas de Estudo e Formação. Este programa, que integra um conjunto mais amplo de iniciativas do mesmo género, inscreve-se no âmbito da prossecução dos objetivos do Fundo Cultural para 2013 a nível do apoio a prestar aos artistas e à valorização do seu trabalho, e privilegiam uma vez mais a diversidade e a participação cultural. O Programa de Bolsas de Estudo e Formação da Fundação GDA visa estimular a formação continuada dos Artistas e a apresentação das candidaturas decorrerá até ao próximo dia 31 de Março.
Visando estimular a formação dos Artistas, a Fundação GDA irá atribuir durante o ano de 2013 três Bolsas de estudo e valorização profissional. As três bolsas respeitarão cada uma das artes representadas pela GDA: Dança, Drama e Música. Cada bolsa terá o valor bruto, antes de impostos, de €10.000,00 ano.
O período de apresentação das candidaturas decorrerá entre 1 e 31 de Março de 2013, devendo os interessados submeter o respetivo formulário de candidatura nos termos do regulamento do programa que pode ser consultado no separador da Fundação.
As bolsas serão atribuídas por decisão de um júri independente, designado pela Fundação GDA e composto por personalidades de reconhecido mérito na área das artes performativas e cuja formação será devidamente publicitada. O resultado da deliberação do júri será publicado no sítio da Fundação GDA a partir de 1 de Maio de 2013.
O Programa de Bolsas de Estudo e Formação para Artistas – 2013 só é possível graças ao financiamento que advém dos valores gerados pela Cópia Privada e dos direitos de remuneração equitativa cobrados pela GDA junto dos utilizadores de prestações artísticas gravadas.
Anualmente, a Fundação GDA apoia a formação, a criação, a divulgação e a promoção dos artistas e das suas respetivas prestações e carreiras, procurando contribuir para o favorecimento da Diversidade Cultural e para o estímulo da participação cultural, bem como para ampliar e alimentar o sector cultural em Portugal através de um amplo leque de Programas de Apoio Cultural.