A Fundação GDA e a Associação Portuguesa de Música nos Hospitais e Instituições de Solidariedade (APMHIS) assinaram um protocolo a 20 de dezembro de 2016 que permitirá a atribuição de bolsas para a frequência do Curso para Músicos Intervenientes em Contextos de Saúde a doze (12) músicos cooperadores da GDA. Esta parceria surge no âmbito do trabalho desenvolvido pelo Departamento de Ação Social da Fundação GDA em prol da dignificação, valorização e reintegração profissional dos artistas intérpretes portugueses.

A APMHIS, fundada em 2006 pela Dr.ª Ana Jorge, consiste num projeto de intervenção musical inovador cujo principal objetivo é a humanização e a melhoria da qualidade de vida em contextos de cuidados de saúde. O curso de formação anual para músicos intervenientes em contextos de saúde ministrado pela APMHIS proporcionará formação especializada e contínua durante seis (6) meses, habilitando-os a desempenharem uma atividade profissional remunerada junto de crianças, adultos e idosos institucionalizados devido a questões de fragilidade de saúde e/ou social.

As intervenções musicais que compõem esta formação contarão com uma dupla de músicos e terão a duração de 2h a 4h, decorrendo uma a duas vezes por semana, em cada hospital ou instituição. A equipa de dois músicos circulará pelos serviços protocolados, levando consigo um carrinho com instrumentos e interagindo com profissionais, doentes e familiares, respeitando os espaços físicos e psicológicos, sem interferir negativamente com o dia-a-dia dos serviços.

Este projeto pioneiro em Portugal chegou a mais de 160.000 beneficiários e tem recolhido resultados extremamente positivos, como a melhoria da qualidade de vida dos pacientes e das suas famílias nos tempos em que estão em instituições, fomentando a replicação das aprendizagens e experiências fora delas. Outras melhorias são também a ampliação do suporte psicossocial, a capacitação dos cuidadores e familiares, o estímulo de competências sensoriais e a redução do isolamento e descriminação social.

A sexta edição deste curso tem vagas para dezasseis (16) formandos, doze (12) dos quais músicos cooperadores da GDA. A propina mensal tem o valor de €85, €75 dos quais serão assumidos pela Fundação GDA, ficando a cargo dos cooperadores os €10 remanescentes bem como o custo de inscrição (€40) e do seguro (€10). As inscrições já se encontram abertas e decorrem até ao dia 18 de Janeiro de 2017 em http://musicanoshospitais.com/apmhis/vi-curso, estando já agendadas as provas de admissão para 21 e 22 de Janeiro de 2017 e o início da formação a 3 de Fevereiro, prolongando-se até ao último fim-de-semana de Julho de 2017.