A GDA e a Fundação GDA, cumprindo as mais elementares boas práticas de conduta a que se obrigam, nomeadamente no que diz respeito à transparência de processos, divulgam hoje os resultados das candidaturas ao Programa de Bolsas de Estudo e Formação 2013 da FGDA. Ao abrigo do Programa de Bolsas de Estudo e Formação, que visa que visa a promoção das carreiras e dignificação da profissão dos artistas, bem como o desenvolvimento da cultura em Portugal através do estímulo à formação dos Artistas, a Fundação GDA decidiu atribuir durante o ano de 2013 três Bolsas de estudo e valorização profissional. As três bolsas abrangem cada uma das artes representadas pela GDA: Dança, Drama e Música. Cada bolsa terá o valor bruto, antes de impostos, de €10.000,00 ano.

O júri, constituído por Orlando Garcia, depois de ter analisado os cinquenta e três processos de pedido de Bolsa de Estudo e Formação, deliberou atribuir as seguintes Bolsas:

• Drama: André Amálio
  • Música: Miguel Cordeiro
  • Dança: Tiago Cadete

O Programa de Bolsas de Estudo e Formação Continuada para Artistas – 2013, que se integra num conjunto mais amplo de iniciativas do mesmo género no âmbito da prossecução dos objetivos do Fundo Cultural para 2013 a nível do apoio a prestar aos artistas e à valorização do seu trabalho e que privilegiam uma vez mais a diversidade e a participação cultural, só é possível graças ao financiamento que advém dos valores gerados pela Cópia Privada e dos direitos de remuneração equitativa cobrados pela GDA junto dos utilizadores de prestações artísticas gravadas.

Anualmente, a Fundação GDA, através do seu Fundo Cultural e do financiamento que advém dos valores gerados pela Cópia Privada e dos direitos de remuneração equitativa cobrados pela GDA junto dos utilizadores de prestações artísticas gravadas, apoia a formação, a criação, a divulgação e a promoção dos artistas e das suas respetivas prestações e carreiras, contribuindo em simultâneo para aumentar o nível de inovação cultural, o índice de participação cultural da comunidade que frequenta espetáculos e outras manifestações culturais, bem como para ampliar e alimentar o setor cultural em Portugal através de Programas de Apoio Cultural.