A GDA e a Fundação GDA, cumprindo as mais elementares boas práticas de conduta a que se obrigam, nomeadamente no que diz respeito à transparência de processos, divulgam hoje os resultados das candidaturas ao primeiro período do Programa de Apoios a Espetáculos ao vivo e Tournée 2013 da FGDA.

Ao abrigo deste programa, que visa apoiar o pagamento do cachet do Artista, ou de qualquer outra despesa ou custo associados ao espetáculo ou tournée a realizar em Portugal ou no Estrangeiro, a Fundação GDA decidiu atribuir durante o ano de 2013 apoios no valor bruto, antes de impostos, de €40.000,00 divididos por dois períodos.

O Conselho de Administração da Fundação GDA, após a análise dos vinte e oito processos de pedido de apoio a Espetáculos ao vivo e Tournée para o primeiro período, deliberou conceder apoios, num valor total de € 19 920,00, aos seguintes espetáculos e/ou tournées:

DANÇA

• “Landing” de Né Barros – Balleteatro Contemporâneo do Porto;
  • “Homenagem” – Ana Trincão.

MÚSICA

• “Concertos de Adriana Miki” – Paulo Barros;
  • “The Weatherman – Tour 2013” – Alexandre Monteiro;

DRAMA

• “Tempestade num copo de água” – Shakespeare Women Company – Background, Serviços Profissionais de Produção;
  • “tOCADA… no estendal!” – Luz da Câmara;
  • “O Tempo e a Ira” – RG Produções;
  • “3 x Beckett” – Propositário Azul;
  • “Anteontem” – Plateia Cativa;
  • “Até Amanhã” – Ninho de Víboras.

O Programa de Apoio ao Espetáculo ao Vivo e Tournée – 2013, integra-se num conjunto mais amplo de iniciativas do mesmo género, que se inscrevem no âmbito da prossecução dos objetivos do Fundo Cultural para 2013 a nível do apoio a prestar aos artistas e à valorização do seu trabalho, e privilegiam uma vez mais a diversidade e a participação cultural, só é possível graças ao financiamento que advém dos valores gerados pela Cópia Privada e dos direitos de comunicação pública cobrados pela GDA junto dos utilizadores de prestações artísticas gravadas.

Infelizmente não nos é possível apoiar todas as candidaturas, por muito mérito que tenham!

Uma Lei da Cópia Privada obsoleta e processos que se arrastam na justiça impedem-nos de cobrar e forçam-nos a gastar valores que seriam muito bem empregues nos programas sociais e culturais da Fundação GDA.

Anualmente, a Fundação GDA, através do seu Fundo Cultural e do financiamento que advém dos valores gerados pela Cópia Privada e dos direitos de comunicação pública cobrados pela GDA junto dos utilizadores de prestações artísticas gravadas, apoia a formação, a criação, a divulgação e a promoção dos artistas e das suas respetivas prestações e carreiras, contribuindo dessa forma para o desenvolvimento do sector cultural e da economia da criatividade em Portugal através dos seus Programas de Apoio Cultural.