A intervenção da Fundação na área da formação, através da atribuição de bolsas de estudo, constitui um investimento que presta um contributo decisivo para o futuro das artes performativas em Portugal, nomeadamente à sua capacidade de afirmação, notoriedade, reconhecimento social e sustentabilidade.
Concurso de Apoio a Bolsas de Qualificação e Especialização Artística (2016-2020)
Este concurso não se encontra atualmente em vigor. Consulte abaixo a informação relativa aos anos anteriores
Informação sobre o concurso de 2020
Concurso de 2020
Datas de Candidatura: 6 de abril a 1 de maio de 2020
Informação sobre o concurso de 2019
Concurso de 2019
Datas de Candidatura: 8 de abril a 3 de maio de 2019
Informação sobre o concurso de 2018
Concurso de 2018
Datas de Candidatura: 9 de abril a 4 de maio de 2018
Informação sobre o concurso de 2017
Concurso de 2017
Datas de Candidatura: 10 de abril a 5 de maio de 2017
Regulamento geral
Regulamento específico
Notícias
Resultados do concurso
Informação sobre o concurso de 2016
Concurso de 2016
Datas de candidatura: 2 de maio a 2 de junho 2016
Regulamento geral
Regulamento específico
Formulários
Preenchimento do Relatório de Execução de Projeto
Alteração de Projeto
Notícias
Resultados do concurso
Escola Artística de Música do Conservatório Nacional
O protocolo celebrado com a Escola de Música do Conservatório Nacional contempla a atribuição de bolsas a alunos finalistas do curso secundário para a frequência de estudos avançados. As bolsas são atribuídas na sequência de concurso realizado pela EMCN, no qual se destacam o mérito e a carência financeira como parâmetros de análise para a seleção dos alunos apoiados.
Orquestra Sinfónica Juvenil
A Fundação GDA é um dos principais patronos para a atribuição de bolsas de estudo aos jovens artistas que integram este histórico e fundamental projeto musical e educativo. As bolsas consistem na atribuição de um subsídio de estudo pelo período de 10 meses e são concedidas a jovens de elevado potencial artístico, através de um processo de candidatura e concurso, com seleção a cargo da Orquestra Sinfónica Juvenil.
Jovem Orquestra Portuguesa
A criação da Jovem Orquestra Portuguesa, projeto juvenil de âmbito nacional data de 2010, define-se como um projeto de cariz pedagógico e social que tem como missão criar e manter em funcionamento uma orquestra de jovens estudantes de música provenientes de todo o território nacional, escolhidos em audição, pela excelência, talento e potencial, projetando na Europa e no Mundo o saber fazer português num ambiente de intercâmbio internacional.
O protocolo de cooperação com a Jovem Orquestra Portuguesa (JOP) consiste na atribuição de bolsas de estudo aos jovens intérpretes, que lhes permitam dar continuidade aos seus estudos e/ou frequentar as principais atividades nacionais promovidas pela Orquestra de Câmara Portuguesa (OCP). Estas bolsas são sujeitas a concurso a realizar pela Orquestra de Câmara Portuguesa, onde o mérito e a necessidade financeira dos candidatos são critérios prioritários.
Para mais informações e esclarecimentos:
Fundação GDA
E-mail: geral@fundacaogda.pt
Tel. 218 411 650