Bolsas

A intervenção da Fundação na área da formação, através da atribuição de bolsas de estudo, constitui um investimento que presta um contributo decisivo para o futuro das artes performativas em Portugal, nomeadamente à sua capacidade de afirmação, notoriedade, reconhecimento social e sustentabilidade.

O investimento do Departamento de Formação e Desenvolvimento constitui-se na atribuição de bolsas de estudo, através do Programa de Bolsas de Qualificação e Especialização Artística, desenhado por concurso anual, e também através da atribuição de bolsas de estudo através de entidades parceiras, por via de protocolos estabelecidos para esse efeito.

Apoio a Bolsas de Qualificação e Especialização Artística

Âmbito

Este concurso visa estimular a especialização, a formação contínua e a valorização profissional dos atores, bailarinos e músicos, e fomentar a progressão das respetivas carreiras profissionais, através do desenvolvimento de projetos de especialização académica, ações de formação em técnicas avançadas dos domínios artísticos envolvidos, ou programas de pesquisa e desenvolvimento teórico que contribuam para o desenvolvimento das artes e da cultura nacionais.

Concurso de 2020

Datas de Candidatura: 6 de abril a 1 de maio de 2020

Disposições Gerais

1. Aplicam-se as normas estabelecidas no Regulamento Geral dos Concursos de Apoio 2020 de candidatura aos apoios da Fundação GDA e no Regulamento Específico deste programa;
  2. Apenas são admitidas candidaturas online apresentadas no formulário próprio (a disponibilizar na data de abertura do concurso no Portal do Artista) devidamente preenchido e que reúnam os requisitos exigidos nos regulamentos;
  3. Todos os pedidos de apoio devem ser apresentados em português;
  4. Os processos de candidatura só serão elegíveis para análise quando completos e submetidos online com êxito;
  5. A Fundação GDA reserva-se o direito de solicitar mais informações sobre os projetos;
  6. Os projetos formativos deverão ter uma duração mínima de 3 meses e máxima de 1 ano;
  7. Excluem-se as candidaturas destinadas à frequência de cursos do ensino profissional ou à obtenção dos graus de licenciatura e de doutoramento.

Condições de admissão das candidaturas

1. São admitidas as candidaturas apresentadas por estruturas de produção artística ou por artistas intérpretes ou executantes, na definição do Artigo 3.º alínea a) da Convenção de Roma de 1961, ratificada em Portugal no ano de 1999: a) “artistas intérpretes ou executantes”, os atores, cantores, músicos, dançarinos e outras pessoas que representem, cantem, recitem, declamem, interpretem ou executem, por qualquer forma, obras literárias ou artísticas”;
  2. Só são admitidas a este programa candidaturas apresentadas por artistas Intérpretes ou executantes, em nome individual, que demonstrem exercer uma atividade profissional regular e continuada, ou que tenham terminado a licenciatura em alguma das áreas artísticas descritas no âmbito deste apoio.

Montante do apoio

1. O montante total de apoios a distribuir em 2020, neste concurso, é de € 150.000,00 (cento e cinquenta mil euros);
  2. Para formações a realizar dentro do território nacional o valor é de € 3.500 (três mil e quinhentos euros);
  3. Para formações a realizar fora do território nacional o valor é de € 6.500 (seis mil e quinhentos euros).
  4. Caso o valor atribuído no âmbito deste concurso não cubra a totalidade dos encargos formativos previstos, o candidato poderá acumular o apoio da Fundação GDA com outros apoios ou bolsas, devendo porém informar previamente a Fundação sobre essa circunstância. Caso o montante acumulado dessas bolsas seja superior à totalidade dos encargos previstos, a Fundação GDA reserva-se o direito de revogar o apoio concedido ou alterar a verba a atribuir.

Objetivos específicos do apoio financeiro

Serão consideradas prioritárias as despesas diretamente relacionadas com os seguintes aspetos:

• Encargos obrigatórios com a realização do projeto;
• Custos de admissão ou frequência das ações propostas na candidatura;
• Deslocações, estadias e alimentação;
• Despesas com seguros e com materiais pedagógicos essenciais à formação em causa.

Prazo de execução

Os apoios concedidos no âmbito deste programa, salvo casos de natureza excecional, devidamente fundamentados, terão que ser utilizados entre o dia 1 de agosto do ano do concurso e o dia 1 de agosto do ano seguinte.

Informação sobre o concurso de 2019

Concurso de 2019

Datas de Candidatura: 8 de abril a 3 de maio de 2019

+ informações

Informação sobre o concurso de 2018

Concurso de 2018

Datas de Candidatura: 9 de abril a 4 de maio de 2018

+ informações

Informação sobre o concurso de 2017

Concurso de 2017

Datas de Candidatura: 10 de abril a 5 de maio de 2017

Resultados do concurso

Informação sobre o concurso de 2016

Concurso de 2016

Datas de candidatura: 2 de maio a 2 de junho 2016

Formulários
Preenchimento do Relatório de Execução de Projeto
Alteração de Projeto

Resultados do concurso

Escola de Música do Conservatório Nacional

O protocolo celebrado com a Escola de Música do Conservatório Nacional contempla a atribuição de bolsas a alunos finalistas do curso secundário para a frequência de estudos avançados no estrangeiro. As bolsas são atribuídas na sequência de concurso realizado pela EMCN, no qual se destacam o mérito e a carência financeira como parâmetros de análise para a selecção dos alunos apoiados.

Este protocolo contempla ainda o apoio a ações de formação de natureza diversa, como a realização de masterclasses e workshops com orientadores de renome, bem como outras iniciativas de relevo no plano educativo e da orientação profissional dos alunos.

Orquestra Sinfónica Juvenil

A Fundação GDA é um dos principais patronos para a atribuição de bolsas de estudo aos jovens artistas que integram este histórico e fundamental projeto musical e educativo. As bolsas consistem na atribuição de um subsídio de estudo pelo período de 10 meses e são concedidas a jovens de elevado potencial artístico, através de um processo de candidatura e concurso, com seleção a cargo da Orquestra Sinfónica Juvenil.

Para mais informações e esclarecimentos:

Maria Amaro
E-mail:  maria.amaro@fundacaogda.pt