O #makethemost surgiu em 2018, na sequência do trabalho desenvolvido a partir de 2016, como uma das respostas da Fundação GDA à necessidade de criar mecanismos e metodologias para aprofundar a capacidade de relacionamento do setor artístico nacional com o universo dos financiamentos europeus. Este projeto não se ficará pelas três edições concretizadas em 2018, estando prevista a realização de mais seis sessões no próximo ano, em diversas regiões do país.

A última edição de 2018, realizada a 19 de novembro, na Culturgest, teve um formato um pouco diferente do habitual: manteve-se a informalidade, mas os trabalhos decorreram durante o dia inteiro, com Susana Costa Pereira (Creative Europe Desk), Niels Righolt (CKI, Dinamarca) e António Gomes (Check-IN ONG e Eurodesk’s Multiplier, Portugal) que discutiram as grandes ideias e os problemas fundamentais – sociais, económicos e políticos – que a Política Cultural da União Europeia envolve, privilegiando uma dimensão prática e criativa.

O #makethemost assenta na realização de sessões informais, que pretendem fomentar o diálogo e a troca de experiências, facilitando o acesso à informação sobre os financiamentos da União Europeia.

Esta iniciativa promovida pela Fundação GDA, com produção da Mapa das Ideias e A Reserva, visa aproximar a comunidade artística portuguesa dos fundos europeus e tem como objetivo motivar os artistas e transmitir-lhes conhecimento de como aproveitar melhor essa fonte de financiamento para os seus projetos.

Clique para mais informação sobre o projeto #makethemost