A EIRA promove o Projeto de estudo em Dança orientado por Francisco Camacho que conta com a parceria da Fundação GDA, da Câmara Municipal de Lisboa e da Voz do Operário – Sociedade de Instrução e Beneficência. Com o objetivo de proporcionar um conjunto de experiências que contribuam para expandir competências ao nível físico e expressivo, de dotar os participantes de ferramentas com aplicação no plano da interpretação numa vertente de co-criação e de disseminar práticas artísticas necessárias à participação num processo artístico.

Organizado em 3 módulos, divididos entre os meses de maio, junho e outubro, com cerca de 54 horas cada, o Projeto de Estudo em Dança dirige-se a quem desenvolve ou pretende prosseguir atividade profissional no âmbito das artes do espetáculo. As sessões serão estruturadas contemplando a preparação física, a observação das diferentes componentes do movimento, exercícios de exploração de qualidades de movimento, exercícios de exploração de diferentes modos de presença, exercícios criativos e de improvisação, a discussão sobre o trabalho realizado e a contextualização das práticas artísticas propostas.

Os diferentes módulos incidirão em contextos determinados por áreas de interesse artístico do orientador, refletindo no seu conjunto as exigências comuns de um processo criativo. O programa contempla a transmissão das práticas artísticas do bailarino, com um foco nas questões do domínio e expansão das potencialidades expressivas do movimento e gestualidade, da resposta criativa e dos mecanismos para estimular o imaginário, e dos modos de presença cénica. Simultaneamente, serão programadas sessões de trabalho orientadas por profissionais convidados, cujos contributos serão estratégicos no desenvolvimento do conhecimento e competências objeto do programa.

O número limite de participantes está fixado nos 10 e será dada prioridade a quem se inscrever no maior número de módulos, estando as inscrições nos módulos individuais limitadas às vagas remanescentes. As sessões práticas e entrevistas de seleção de participantes terão lugar entre 24 e 27 de abril. O custo desta formação conta com o apoio financeiro da Fundação GDA que assume 70% do valor de inscrição de todos participantes selecionados. Assim, os valores de inscrição são os seguintes:

• 3 módulos: €250
  • Módulo Individual: €85

Clique aqui para aceder ao programa completo
Clique aqui para aceder ao formulário de inscrição