O dramaturgo e encenador paquistanês Shahid Nadeem é o autor da mensagem deste ano, intitulada “O Teatro como Santuário”, onde relembra que o teatro nunca é “uma navegação calma ou fácil”, mas antes “uma luta”. Pode consultar a mensagem na íntegra aqui.

Celebrando este dia, a Fundação GDA vem saudar e homenagear em particular o esforço de artistas, estruturas e instituições nacionais que, neste momento, desenvolvem e reinventam o seu trabalho para chegarem ao seu público, oferecendo-lhes uma dimensão poética, filosófica e espiritual em tempos de crise e incerteza e mantendo a vida e o vigor das Artes do Espetáculo.

Mesmo à distância, no Dia Mundial do Teatro, artistas e instituições nacionais prestam tributo a esta data e trazem as salas de espetáculo até às nossas casas, através das redes sociais, sites e plataformas de streaming. Apesar da distância física, estamos todos “juntos no mesmo palco”.

A Fundação GDA compila aqui uma lista das instituições e artistas, certamente entre muitas outras, que prepararam uma programação online dedicada ao Dia Mundial do Teatro: