A GDA anuncia hoje os vencedores do VI Prémio de Atores de Cinema Fundação GDA – 2012, uma iniciativa levada a cabo através Fundo Cultural no âmbito da Fundação GDA.

O Júri do VI Prémio de Atores de Cinema Fundação GDA – 2012, composto por João Perry, André Gago e José Martins, designou para o Prémio de Melhor Atriz Principal Dalila Carmo pelo seu trabalho no filme “Florbela”, de Vicente Alves do Ó. O Prémio Melhor Ator Secundário foi atribuído a Ângelo Torres, pela sua interpretação no filme “Estrada de Palha”, de Rodrigo Areias. Trata-se de um Prémio com características únicas no nosso país já que foi criado por artistas, é decidido por um júri que integra apenas atores e distingue os seus pares.

A Cerimónia de Entrega dos Prémios irá ter lugar no novo Bar do Teatro da Trindade, em Lisboa, no próximo dia 29 de Julho de 2013, a partir das 18:30. Os vencedores irão, receber além do respetivo galardão, a quantia de €3.000 Prémio de Melhor Atriz Principal e de € 2.000 Prémio de Melhor Ator Secundário.

A organização da Edição de 2012 é da responsabilidade da Fundação GDA, tal como no ano passado, na esteira da sua missão de desenvolvimento da ação cultural e da ação social da GDA. O Prémio tem como objetivo e espírito promover, valorizar e distinguir anualmente o trabalho dos atores e das atrizes de nacionalidade ou língua portuguesa, no formato cinema. O Júri do VI Prémio de Atores de Cinema Fundação GDA – 2012 avaliou o desempenho de atores e atrizes que participaram em longas-metragens de produção nacional com estreia comercial no ano 2012.

As edições anteriores do Prémio de Atores de Cinema Fundação GDA distinguiram:

Edição de 2007 – Ivo Canelas como Melhor Ator Principal, pelo seu desempenho nos filmes «Call Girl» e «O Mistério da Estrada de Sintra»; José Eduardo como Melhor Ator Secundário, pelo seu desempenho nos filmes «Julgamento», «Corrupção» e «Dot.com»;

Edição de 2008 – Anabela Moreira e Tiago Rodrigues como Melhor Atriz Principal e Melhor Ator Secundário respetivamente, pelas suas representações no filme «Mal Nascida»;

Edição de 2009 – Soraia Chaves e Virgílio Castelo como Melhor Atriz Principal e Melhor Ator Secundário por «Salazar – A Vida Privada» e «Um Amor de Perdição», respetivamente;

Edição de 2010 – Leonor Baldaque e São José Correia, pelos filmes de longa-metragem estreados em 2010 «A Religiosa Portuguesa» e «O Inimigo Sem Rosto», como Melhor Atriz Principal e Melhor Atriz Secundária;

Edição de 2011 – Fernando Luís e Nuno Lopes que venceram ex-aequo o Prémio de Melhor Ator Principal pelas suas interpretações nos filmes “América” e “Sangue do Meu Sangue”, respetivamente, e Rita Martins como Melhor Atriz secundária pela sua representação no filme de longa-metragem “Efeitos Secundários”.

Sobre Dalila Carmo

Fez o curso profissional de teatro no Ballet-Teatro Contemporâneo do Porto de 1990/1993 e em 96/97 especialização no Método com Marcia Haufrecht e no Actors Studio em Nova Iorque.

No teatro trabalhou com encenadores como Joaquim Benite, José Martins, Paulo Filipe Monteiro, António Pires, Joseph Szajna, Emmanuel Demarcy-Mota, Marcia Haufrecht entre outros….

No cinema participou em várias coproduções luso francesas e também com Espanha.

Estreou-se no cinema com uma curta de Paulo Castro e a seguir em Vale Abrãao, de Manoel de Oliveira.

Trabalhou com os realizadores Manoel de Oliveira, João César Monteiro, Margarida Gil, João Botelho, Vicente Alves do Ó, José Carlos de Oliveira, Jeanne Waltz, João Pinto Nogueira, Juan Miñon, entre outros.

Em televisão estreou se em 1998 como protagonista do Diário de Maria, na RTP, tendo de seguida gravado a primeira série de ficção da TVI, Todo o Tempo do Mundo. A partir de 1999 até 2012 esteve sempre ligada ao canal integrando os elencos de mais de uma dezena de séries e novelas entre as quais Jardins Proibidos, Filha do Mar, Jóia de África, Ninguém como Tu, Tempo de Viver, Dias Felizes, Equador, etc.

Durante uma curta estadia em Espanha participou ainda na série “El Tiempo Entre Costuras” a ser emitida em breve na Antena 3.

Sobre Ângelo Torres

Ângelo Torres, nasceu na Guinea-Equatorial, cresceu entre Espanha e São Tomé e Príncipe, estudou em Cuba Engenharia Termodinâmica e, por ultimo, acabou por assentar em Portugal. Aqui descobriu o Teatro e o mundo dos contos. Os contos com que hipnotiza o público foram em grande parte herdados do baú da sua avó, que prometia um conto depois de todos os miúdos do seu quintal tivessem tomado o banho antes de ir para cama.

Estudou na Escola Profissional de Artes e Ofícios- Chapitô no curso de Artes.

No cinema participou, entre outros em filmes como: “Nha Fala” Flora Gomes, “Tempestade da Terra” Fernando Almeida e Silva, “Tudo isto é Fado” Luís Galvão Teles, “Preto e Branco” José Carlos de Oliveira, “Estrada de Palha” Rodrigo areias.

No Teatro destaca a sua participação em peças como: “Varanda de Frangipani” “Mar me Quer” Teatro Meridional, “Mauser” “Titus Andrónico” Teatro da Cornucópia, “Os Negros” “Otelo” Teatro Nacional de São João, “Sorrisos de Bergman” Teatro Nacional D. Maria II.

Eleito Shooting Star 2004

Atualmente faz parte do Grupo de Teatro Griôt.