As candidaturas para o programa de Apoio a Curtas-metragens 2017 já se encontram abertas e decorrerem até 19 de maio. O preenchimento das candidaturas deverá ser feito a partir do Portal do Artista.
Clique aqui para aceder.
Todas as informações sobre este concurso estão disponíveis online.
Este concurso visa apoiar a produção de curtas-metragens de ficção nacionais, tendo em vista a promoção e profissionalização do trabalho realizado pelos artistas intérpretes nestas obras, favorecendo a divulgação e desenvolvimento das suas carreiras profissionais e artísticas.
O montante total disponível para este programa é de €60.000,00 (sessenta mil euros), valor que será dividido por apoios individuais até um valor máximo de €5.000,00 (cinco mil euros). O objetivo deste apoio financeiro está relacionado com a comparticipação nas despesas ou encargos dos projetos dos artistas intérpretes ou executantes, nomeadamente com cachets, viagens, estadias, alimentação ou transportes.
Os candidatos apoiados terão um prazo máximo de 12 meses para finalizarem as suas curtas-metragens, estando obrigados a exibir publicamente as obras apoiadas no prazo máximo de 18 meses a contar da data da assinatura do contrato.
Aconselha-se a leitura cuidada do Regulamento Geral de apoios 2017, assim como o Regulamento Específico do Programa de Apoio a Curtas-metragens 2017 antes do preenchimento da ficha de candidatura. Esta está disponível no Portal do Artista, uma plataforma eletrónica desenvolvida para promover a relação dos artistas com os programas de apoio à criação e valorização artística desenvolvidos pela Fundação GDA.
© Imagem da curta-metragem O Homem de Trás-os-Montes, de
Miguel Moraes Cabral, apoiada no âmbito de concurso de Apoio a Curtas-metragens 2015.