No seguimento do seminário sobre Fundos Europeus a que assistimos no Teatro D. Maria II em 2016, a Fundação GDA dá continuidade ao seu trabalho de promoção dos programas de financiamento europeu, divulgando não só a abertura de programas de financiamento como também exemplos de boas práticas.
Nesse sentido, publicaremos assiduamente fichas de boas práticas relativas a projetos apoiados anteriormente, que acreditamos poderão servir de exemplo para a construção de futuros projetos que pretendam candidatar-se a programas de financiamento europeu.
Presente no Seminário sobre Fundos Europeus, a empresa Mapa das Ideias foi uma dos beneficiárias do Programa Erasmus +, inserido na Ação 2: A Cooperação para a Inovação e Boas Práticas, através do projeto Museum Mediators. A apresentação deste projeto foi feita por Ana Fernambuco e Inês Bettencourt da Câmara e pode ser consultada aqui (clique para aceder.).
Guia de Boas Práticas
Programa Comunitário
Programa Leonardo da Vinci
Subprograma/ Tipologia/ Domínio de Intervenção
Atual Programa ERASMUS+ Ação Chave 2 – Cooperação para a Inovação e Boas Práticas – Parcerias Estratégicas
Link do Programa Comunitário
Gestão direta da UE
Sim
Designação do Projeto
Museum Mediators – Guidelines for Museum Mediation Professionals in Europe
Beneficiário
Mapas das Ideias – Portugal
Parceria
- Itália – ECCOM Associazione
- Espanha – Universitat de Barcelona
- Estónia – Eesti Rahva Muuseum
- Dinamarca – Center for Kunst & Interkultur
Descrição do projeto
O Museum Mediators assumiu-se como um projeto de transferência de inovação. Consistiu na exportação de um curso de formação criado pela Mapa das Ideias, uma empresa portuguesa que se dedica à relação entre museus, públicos e comunidades desde 1999.
O curso contou com cerca de dez edições no seu formato original e tem como principal objetivo oferecer uma formação em mediação em Museus, centrada na gestão, comunicação e pedagogia. Dividido em quatra fases, a primeira fase deste projeto concentrou-se na aferição da situação profissional dos mediadores e profissionais de educação em museus. O estudo envolveu uma amostra de 400 profissionais em Portugal, Espanha, Itália e Estónia, recorrendo a inquéritos e entrevistas. Este estudo permitiu testar o formato do curso original, percebendo a sua plasticidade e relevância. A segunda fase,consistiu na replicação do curso – com uma equipa interdisciplinar e Europeia – nos cinco países, envolvendo cerca de uma centena de profissionais de Museus. A terceira fase focou-se na produção dos materiais pedagógicos, de artigos e de vídeos. Por fim, a quarta fase, investiu na formação da Rede Europeia de Mediadores de Museu.
Duração
36 Meses
Financiamento
(investimento Elegível e FUNDO)
€280.000,00 (taxa de cofinanciamento a 100%)
Link do projeto
Outras informações
correio@mapadasideias.pt
Fábrica da Pólvora de Barcarena
Edifício 29, Estrada das Fontainhas
2730-085 Barcarena
Telefone – 00351 214 262 650