No âmbito das suas políticas de apoio à Internacionalização da Música Portuguesa, a Fundação concede através do Programa de Apoio a Showcases Internacionais, apoios que visam suportar custos relacionados com as deslocações, estadias e alimentação a Artistas/Músicos convidados para esses eventos internacionais.

Através desta iniciativa, que decorre em duas fases (uma para o primeiro e outra para o segundo semestre), a Fundação GDA pretende contribuir para potenciar a internacionalização dos artistas portugueses de todas as estéticas musicais. Para esse efeito, a Fundação GDA orçamentou, para 2020, um montante de 75.000 €, o que representa um reforço das verbas consignadas na ordem dos 25 por cento.

Este aumento justificou-se pelo sucesso que a música portuguesa tem vindo a alcançar no plano internacional e que gerou um número crescente de convites a bandas e músicos nacionais no sentido de apresentarem as suas criações em festivais de showcases internacionais.

O montante máximo de cada apoio é de 4.000 € e o mínimo de 750 €, tendo em consideração o número de artistas em palco bem como a localização geográfica dos festivais.

Apesar do adiamento e do cancelamento de muitos festivais devido à situação pandémica, a Fundação GDA decidiu não proceder a alterações neste programa de apoio.

Em 2019 a Fundação GDA apoiou, através deste Programa de Apoio, a deslocação de um total de 133 músicos nacionais (35 bandas) a 18 festivais internacionais de showcase, que se realizaram em 12 países.

Para concorrer a estes apoios, atribuídos a título de comparticipação nas despesas relacionadas com os artistas, os interessados devem submeter a sua candidatura no Portal do Artista.

Consulte:

O aviso de abertura.

O Regulamento da Edição de 2020 do Programa de Apoio a Showcases Internacionais e a lista completa de festivais de referência.