XIV edição Prémio Atores de Cinema

O Prémio Atores de Cinema, atribuído pela Fundação GDA desde 2008, celebra a 14ª. edição no dia 7 de dezembro de 2021 no Teatro da Trindade, em Lisboa. Com as categorias Melhor Ator/Atriz Principal, Melhor Ator/Atriz Secundário(a) e Novo Talento, a cerimónia de entrega dos prémios realizar-se-á à noite e será antecedida pelas Jornadas para o Ator que contarão com duas mesas-redondas, durante a manhã, e apresentações no âmbito da 9ª sessão do #makethemost, durante a tarde.

JORNADAS PARA O ATOR

10h00 – 10h30 – Abertura de portas

10h30 – 11h15 – Brunch

11h30 – início das Jornadas

Encontros com a Experiência

Duas sessões em simultâneo que preveem um encontro com 3 atores e outro com 3 realizadores experientes. Nestes encontros com atores e realizadores abordar-se-ão os problemas com que os jovens atores e estudantes de interpretação se deparam ao tentar entrar no mundo do cinema, do teatro e da televisão. Ao mesmo tempo, o objetivo é potenciar encontros com profissionais experientes para trocas de conhecimento mútuo, numa conversa em forma de coaching, numa altura em que o mercado do audiovisual em Portugal se expande.

Por cada mesa-redonda, existirão três grupos a funcionar ao mesmo tempo, com 15 pessoas no máximo cada um. Os encontros dos jovens com cada um dos três convidados decorrem durante 30 minutos, passando depois para outro e assim sucessivamente.

Estas são as únicas atividades no quadro do Prémio Atores de Cinema para a qual é obrigatória uma inscrição prévia.

MESAS-REDONDAS ATORES
Alexandra Lencastre, Ângela Pinto, Virgílio Castelo

Sala Carmen Dolores, 11h30 – 13h00

Público-alvo: Estudantes e a jovens atores recém-entrados no mercado de trabalho
Capacidade: 45 participantes

Os atores vão relatar as suas experiências, estabelecendo um diálogo aberto, interativo e informal sobre oportunidades, desafios, dificuldades e estratégias de acesso ao mundo do cinema e do audiovisual. Trata-se de um processo de partilha de experiências, nas áreas do cinema e da televisão, que pode ser útil e mobilizador para jovens em início de carreira.

Pode inscrever-se aqui.

MESAS-REDONDAS REALIZADORES
Cláudia Varejão, João Maia e Margarida Gil

Salão Nobre, 11h30 – 13h00

Público-alvo: Jovens atores profissionais até aos 30 anos
Capacidade:
45 participantes

Os realizadores vão dialogar com os jovens atores que queiram aprofundar as perspetivas relacionadas com o acesso ao mundo do audiovisual, com base nas suas experiências. Essas conversas visam, além de proporcionar uma aprendizagem, também criar momentos propícios ao estreitamento das relações entre atores e realizadores.

Pode inscrever-se aqui.

13h00 – 15h00 – Pausa para almoço

9ª SESSÃO #MAKETHEMOST

Moderação de Francisco Cipriano
Sala Carmen Dolores, 15h30 – 18h45
Entrada livre, sujeita à capacidade da sala

O mundo dos financiamentos europeus é uma incógnita para muitos artistas em Portugal e apresenta-se algo complexo, em termos de linguagem e de procedimentos. Nomes como Portugal 2021-2027, Europa Criativa, Erasmus+, Programa Media, Horizonte Europa ou Programas Operacionais podem fazer parte do nosso dia-a-dia, mas não sabemos se podemos ser beneficiários e como devemos proceder. Por essa razão, a Fundação GDA tem apoiado artistas e outros membros do setor que estão interessados em conhecer e desenvolver projetos com parcerias e financiamentos europeus.

Num ambiente informal, o #makethemost convida ao diálogo e à partilha de experiências, com o intuito de dar a conhecer projetos financiados por programas europeus, esclarecer quanto ao funcionamento dos instrumentos financeiros que apoiaram esses mesmos projetos e motivar para quem vai concorrer pela primeira vez.

Programas de financiamento europeu – Europa Criativa, Vertente Media

Apresentação de Susana Costa Pereira, Coordenadora Executiva do CIEC e Responsável Vertente MEDIA

15h30 – 16h30

A vertente MEDIA do Programa Europa Criativa é um instrumento da Comissão Europeia de apoio ao cinema e audiovisual europeus. Trata-se de um Programa de co-financimento que dispõe de um conjunto de ferramentas que atuam a nível sectorial, em toda a cadeia de valor – desde a formação à exibição/emissão. O novo Programa Europa Criativa 2021-2027 dispõe de um orçamento de 2.44 mil milhões de Euros.

16h30 – 16h45 – Intervalo

Apresentação de três casos de sucesso

16h45 – 18h15

Auga Seca
José Amaral • Managing Director SPi

“Auga Seca” começa com a morte a tiro de Paulo, um aparente suicídio. Mas nesta série nada é o que parece. E é Teresa, a sua irmã, que vai suspeitar que há algo de estranho no suicídio de Paulo. É por isso que decide mudar-se do Porto para Vigo e começar a trabalhar na empresa onde o seu irmão trabalhava, com o objetivo de descobrir o que lhe aconteceu. Teresa vai acabar por descobrir uma teia de tráfico de armas que vai por em risco a sua vida.  

IndieLisboa
Carlos Ramos • Co-produtor IndieLisboa

O IndieLisboa mostra essencialmente obras que se encontram fora do radar da regular circulação de filmes, moldada pela produção e exibição dominantes. Anualmente são exibidos mais de 270 filmes que atraem público e profissionais de cinema de todo o mundo, dando-lhes a oportunidade de descobrir filmes recentes de talentos emergentes e redescobrir autores de renome, além de debates, workshops, festas e um programa especial para o público mais novo, o IndieJúnior. 

Curtas Vila do Conde
Miguel Dias • Diretor Curtas Vila do Conde

O Curtas Vila Do Conde – Festival Internacional de Cinema, fundado em 1993, um dos mais prestigiados festivais de cinema em Portugal, terá a sua 30ª edição em julho de 2022.  O seu principal objetivo é a descoberta, promoção e divulgação das novas tendências do cinema contemporâneo, não descurando o legado da história do cinema, que tantas vezes soube homenagear. Historicamente ligado à curta-metragem, o festival apresenta um vasto programa de filmes de todos os formatos, géneros e durações, incluindo competições e programas especiais e retrospetivos, mas também exposições, concertos e um conjunto alargado de atividades, ora dirigidas ao público em geral, ora aos profissionais do setor. 

18h15 – Debate com os participantes 

18h45 – Final das Jornadas  

CERIMÓNIA DE ENTREGA DE PRÉMIOS

21h30 – 23h00
Júri: Almeno Gonçalves, Luísa Cruz, Teresa Faria
Apresentador: Pedro Inês

 

Consulte o programa completo aqui.