Programa Comunitário

Gestão Direta da União Europeia

Subprograma/ Tipologia/ Domínio de Intervenção

Subprograma CULTURA

• Promover a mobilidade e visibilidade de artistas e obras.
  • Promover o desenvolvimento de talentos emergentes.
  • Objetivos orientados numa perspetiva “business to consumer”, sendo que a prioridade é dada à identificação e visibilidade de artistas emergentes.
  • Ajudar a aumentar o reconhecimento e visibilidade de artistas e criadores através de implementação de atividades de comunicação e de estratégias de branding.
  • Contribuir para o aumento de “Audience Development” através do uso de TI e abordagens inovadoras.
  • Estimular uma programação a nível europeu de atividades culturais (eventos, touring, exposições, festivais, etc).

Aviso

ACEA 06/2017 referente ao Apoio a Plataformas Europeias do Subprograma Cultura

Data Limite para apresentação de candidaturas

06 de Abril 2017 , às 11h00 (12h00 de Bruxelas)

Informação suplementar

• O programa está aberto a plataformas compostas por uma entidade coordenadora e um mínimo de dez organizações membros que desenvolvam a sua atividade nos setores cultural e criativo que estejam legalmente estabelecidas num dos países participantes do subprograma Cultura.
  • A entidade coordenadora deve poder comprovar a sua existência enquanto entidade dotada de personalidade jurídica há pelo menos 2 anos à data do termo do prazo para a apresentação de candidaturas.
  • As organizações membros devem estar legalmente estabelecidas em, no mínimo, dez países participantes diferentes, dos quais cinco, pelo menos, devem ser Estados-Membros da União Europeia ou países da AECL.
  • O apoio a Plataformas Europeias do Subprograma Cultura abriu uma primeira vez no início de programa e agora em 2017 e não existem previsões de mais avisos nesta área durante o atual período de programação (até 2020).
  • Este programa destina-se a candidaturas em parceria, pelo que é fundamental explorar a pesquisa de parceiros internacionais.
  • Para entidades que nunca participaram neste programa ou neste domínio – Apoio a Plataformas Europeias – e face ao número de parceiros e a robustez da candidatura, uma possibilidade de participação poderá ser a tentativa de encontrar Plataformas Europeias já em funcionamento que pretendam associar nas novas candidaturas parceiros do sul da Europa. Para este efeito pode ser efetuada pesquisa na base de dados da Comissão Europeia sobre projetos anteriormente apoiados (com identificação dos parceiros envolvidos).

Regiões Elegíveis em Portugal

Todas as regiões

Link para o Aviso

Clique aqui

Link para o Programa

Clique aqui

Outras informações

Algumas possibilidades a explorar na pesquisa de parceiros:

• Visita às bases de dados do Creative Europe Desks do Reino Unido e de Itália. Nestas bases de dados, poderá divulgar o seu projeto ou pesquisar entidades interessadas em participar em projetos de diferentes naturezas. Caso esteja interessado em contactar um parceiro da Eslovénia, consulte também a base de dados do Creative Europe Desk Eslovénia.
  • Poderá optar pela divulgação da informação sobre a procura de parceiros para todos os Creative Europe Desks, em documento próprio, o qual será reenviado pelos respetivos balcões os contactos da sua mailling list. Em caso de interesse, contacte o balcão da Europa Criativa em Lisboa através do seguinte endereço: susana.costapereira@europacriativa.eu.
  • Visita à página do Creative Europe no LinkedIn, onde organizações trocam ideias e anunciam procura de parceiros.