Já se encontram abertas as inscrições para o Programa Contratação+, uma iniciativa promovida pela Fundação GDA e pela GEDIPE – Associação para a Gestão Coletiva de Direitos de Autor e de Produtores Cinematográficos, que visa facilitar a contratação dos atores até aos 30 e a partir dos 60 anos no setor audiovisual, na perspetiva de enfrentar as dificuldades existentes nesta área.

Com este programa, a Fundação GDA e a GEDIPE pretendem contribuir para facilitar o trabalho de pesquisa e seleção de atores por parte dos produtores e dos realizadores, promovendo mais oportunidades de trabalho neste setor a um maior número de jovens com formação e, porventura, influenciando mesmo os guionistas à criação de mais papéis que incluam personagens mais velhas nas suas obras para cinema e TV.

O programa consiste na criação de uma base de dados, onde os artistas poderão inscrever-se, caso cumpram determinadas condições, e à qual os produtores terão acesso para selecionar os atores que pretendam contratar, num processo acompanhado por uma comissão composta por elementos da Fundação GDA e da GEDIPE.

Os atores já podem iniciar a sua inscrição numa plataforma criada para o efeito pode ser acedida através do site da Fundação GDA – AQUI.

Em data posterior, a anunciar brevemente, também os produtores poderão aceder à plataforma, inserir os seus projetos e selecionar os atores presentes na base de dados.

Para que os artistas se possam inscrever neste programa de apoio terão de preencher alguns requisitos.

No caso dos atores mais jovens, até aos 30 anos, só poderão candidatar-se aqueles que tiverem concluído formação académica superior na área da interpretação, ou, em alternativa, quem tenha terminado um curso profissional na área e participado como profissional remunerado em, pelo menos, três espetáculos de teatro, ou em dois projetos de ficção audiovisual.

No caso dos atores mais velhos, a idade tem de ser igual ou superior aos 60 anos e possuírem uma carreira profissional comprovada, com ou sem formação específica. Em ambos os casos, o programa destina-se exclusivamente a atores profissionais.

Para além das condicionantes de natureza etária e de natureza técnica, existem ainda outras de carácter social, uma vez que as condições financeiras requeridas são: a de os artistas não terem usufruído um rendimento ilíquido superior a 20.000 euros no último ano; e a de não terem recebido, nos 12 meses anteriores, rendimentos de mais de 5.000 euros do cinema ou da televisão. O incentivo também não se aplica aos atores que fiquem com o papel de protagonistas nas obras candidatas aos apoios, independentemente da sua idade.

Para mais informações fique atento ao site da Fundação e às nossas redes sociais. Aconselhamos ainda a leitura cuidada do regulamento do programa Contratação+.