A GDA – Cooperativa de Gestão dos Direitos dos Artistas, Intérpretes ou Executantes, através do seu Fundo Cultural no âmbito da Fundação GDA anuncia que o Júri do IV Prémio de Actores de Cinema Fundação GDA – 2010, composto por Antonino Solmer, André Gago e Isabel Ruth, designou as actrizes Leonor Baldaque e São José Correia, pelos filmes de longa-metragem estreados em 2010 «A Religiosa Portuguesa» e «O Inimigo Sem Rosto», respectivamente, como Melhor Actriz Principal e Melhor Actriz Secundária.

A cerimónia de entrega dos Prémios, uma iniciativa criada por artistas e decidida por um júri que integra apenas actores e que distingue os seus pares, irá ter lugar no próximo dia 21 de Dezembro de 2011, quarta-feira, pelas 18h30, no Salão Foz do Palácio Foz, nos Restauradores, em Lisboa.

A organização da Edição de 2010 deste prestigiado galardão é da responsabilidade da Fundação GDA, tal como no ano passado, na esteira da sua missão de desenvolvimento da acção cultural e da acção social da GDA. O Prémio tem como objectivo promover, valorizar e distinguir anualmente o trabalho dos actores e das actrizes de nacionalidade ou língua portuguesa, no formato cinema.

O Júri do IV Prémio de Actores de Cinema Fundação GDA – 2010 avaliou o desempenho de todos os actores e actrizes que participaram nas longas-metragens de produção nacional com estreia comercial no ano 2010, segundo a lista oficial do ICA – Instituto do Cinema e do Audiovisual. Foram avaliadas 350 interpretações em 15 longas-metragens de ficção nacional.

Sobre a Fundação GDA

A Fundação GDA é uma pessoa colectiva de direito privado, sem fins lucrativos e de utilidade pública, com sede em Lisboa, que tem por missão ampliar as actividades levadas a cabo pela GDA através dos seus Fundos Social e Cultural, em prol da gestão dos recursos disponíveis para fins de satisfação das necessidades culturais, económicas e sociais dos seus cooperadores.

Fundo Cultural da GDA

O Fundo Cultural da GDA tem como finalidade apoiar os cooperadores e criar ou financiar iniciativas que dêem a conhecer a natureza e a importância dos direitos conexos dos artistas, intérpretes ou executantes, assim como estimular a formação contínua dos seus associados com a finalidade de promover as suas carreiras e dignificar os artistas.

Sobre o Prémio de Actores de Cinema Fundação GDA

O Prémio de Actores de Cinema é uma iniciativa da GDA criada em 2007 e que visa atribuir prémios de mérito artístico a actores que participem em longas-metragens de ficção portuguesas.

Anualmente são submetidas a concurso todas as longas-metragens que estrearam nesse período de tempo, sendo avaliado o trabalho dos actores de nacionalidade ou língua portuguesa que tenham participado nas produções nacionais, por um júri integralmente constituído por actores.

As edições anteriores do Prémio de Actores de Cinema Fundação GDA distinguiram Ivo Canelas como Melhor Actor Principal, pelo seu desempenho nos filmes «Call Girl» e «O Mistério da Estrada de Sintra»; José Eduardo como Melhor Actor Secundário, pelo seu desempenho nos filmes «Julgamento», «Corrupção» e «Dot.com»; Anabela Moreira e Tiago Rodrigues como Melhor Actriz Principal e Melhor Actor Secundário respectivamente, pelas suas representações no filme «Mal-Nascida»; e Soraia Chaves e Virgílio Castelo como Melhor Actriz Principal e Melhor Actor Secundário por «Salazar – A Vida Privada» e «Um Amor de Perdição», respectivamente.