A organização da Edição de 2011 deste galardão é da responsabilidade da Fundação GDA, tal como no ano passado, na esteira da sua missão de desenvolvimento da ação cultural e da ação social da GDA. O Prémio tem como objetivo e espírito promover, valorizar e distinguir anualmente o trabalho dos atores e das atrizes de nacionalidade ou língua portuguesa, no formato cinema.

O Júri do V Prémio de Atores de Cinema Fundação GDA – 2011 avaliou o desempenho de todos os atores e atrizes que participaram nas longas-metragens de produção nacional com estreia comercial no ano 2011, segundo a lista oficial do ICA – Instituto do Cinema e do Audiovisual. Este ano a lista incluiu um total de 16 filmes.

O Prémio de Atores de Cinema é uma iniciativa da GDA criada em 2007. Anualmente são submetidas a concurso todas as longas-metragens que estrearam nesse período de tempo, sendo avaliado o trabalho dos atores de nacionalidade ou língua portuguesa que tenham participado nas produções nacionais, por um júri integralmente constituído por atores.

As edições anteriores do Prémio de Atores de Cinema Fundação GDA distinguiram Ivo Canelas como Melhor Ator Principal, pelo seu desempenho nos filmes «Call Girl» e «O Mistério da Estrada de Sintra»; José Eduardo como Melhor Ator Secundário, pelo seu desempenho nos filmes «Julgamento», «Corrupção» e «Dot.com»; Anabela Moreira e Tiago Rodrigues como Melhor Atriz Principal e Melhor Ator Secundário respetivamente, pelas suas representações no filme «Malnascida»; Soraia Chaves e Virgílio Castelo como Melhor Atriz Principal e Melhor Ator Secundário por «Salazar – A Vida Privada» e «Um Amor de Perdição», respetivamente; e Leonor Baldaque e São José Correia, pelos filmes de longa-metragem estreados em 2010 «A Religiosa Portuguesa» e «O Inimigo Sem Rosto», como Melhor Atriz Principal e Melhor Atriz Secundária.