O Prémio Atores de Cinema, atribuído pela Fundação GDA desde 2008, celebra a 18ª. edição no dia 11 de novembro de 2025 no Teatro da Trindade, em Lisboa. Com as categorias Melhor Interpretação de Papel Principal, Melhor Interpretação de Papel Secundário e Novo Talento, a cerimónia de entrega dos prémios realiza-se à noite e é antecedida pelas Jornadas para o Ator que contam com duas mesas-redondas, uma com atores, outra com realizadores.
XVIII edição do Prémio Atores de Cinema no Teatro da Trindade, a 11 de novembro
Jornadas para o Ator 15h00-18h30
Cerimónia de Entrega de Prémios 21h30 – 23h00
Local Teatro da Trindade, Lisboa
XVIII PRÉMIO ATORES DE CINEMA FUNDAÇÃO GDA
A Fundação GDA promove, através do Prémio Atores de Cinema, encontros entre jovens em início de carreira e profissionais experientes para trocas de conhecimentos. Por isso, associa a esse evento as Jornadas para o Ator, que consistem em mesas-redondas intituladas Encontros com a Experiência.
Por cada mesa-redonda, existirão dois grupos a funcionar ao mesmo tempo, com 10 pessoas no máximo cada um. Os encontros dos jovens com cada um dos convidados decorrem durante 45 minutos, passando depois para outro e assim sucessivamente.
Este ano realizam-se duas sessões em simultâneo que preveem um encontro com duas atrizes experientes e outro com dois realizadores. Nestes encontros abordar-se-ão os problemas com que os jovens profissionais se deparam ao tentar entrar no mundo do cinema, do teatro e da televisão.
Estas são as únicas atividades no quadro do Prémio Atores de Cinema para a qual é obrigatória uma inscrição prévia.
MESA-REDONDA ATRIZES
Anabela Moreira | Soraia Chaves
Sala Carmen Dolores, 15h00 – 18h30
MESA-REDONDA REALIZADORES
António Ferreira | Manuel Pureza
Salão Nobre, 15h00 – 18h30
Público-alvo: Jovens atores, até aos 30 anos, formados recentemente e em fase de acesso ao mercado de trabalho.
Capacidade: 40 participantes
Inscrição: através de formulário online, linkado no final desta página.
As atrizes vão relatar as suas experiências, estabelecendo um diálogo aberto, interativo e informal sobre oportunidades, desafios, dificuldades e estratégias de acesso ao mundo do cinema e do audiovisual. Trata-se de um processo de partilha de experiências, nas áreas do cinema e da televisão, que pode ser útil e mobilizador para jovens em início de carreira.
Os realizadores vão dialogar com os jovens atores que queiram aprofundar as perspetivas relacionadas com o acesso ao mundo do audiovisual, com base nas suas experiências. Essas conversas visam, além de proporcionar uma aprendizagem, também criar momentos propícios ao estreitamento das relações entre atrizes e realizadores.
Júri e Apresentadora

Tem somado ao longo dos anos diversos projetos no teatro, televisão e cinema. No pequeno ecrã integrou projetos como “Sempre”, de Manuel Pureza, “Glória”, de Tiago Guedes ou “Cavalos de Corrida”, de Marco Leão e André Santos. No cinema participou em filmes como “Restos do Vento” e “A Herdade”, de Tiago Guedes ou “Bem Bom”, de Patrícia Sequeira.
No teatro, já soma cerca de 20 anos de palco e, recentemente, foi eleito Melhor Ator de Teatro nos Globos de Ouro pela sua atuação em “Girafas”, da companhia Artistas Unidos, com quem trabalha regularmente.

Iniciou a sua atividade no grupo de teatro universitário Íbis, no ISCTE, onde se licenciou em Sociologia. Divide a sua vida entre o cinema, o teatro, televisão e a escrita.
No cinema, trabalhou com João Nuno Pinto, João Botelho, Solveig Nordlung, Manuel Mozos, Sérgio Graciano, José Fonseca e Costa, entre muitos outros realizadores. No teatro, trabalhou com João Perry, José Wallenstein, Luis Miguel Cintra, Solveig Nordlung, entre muitos outros encenadores. Na televisão, trabalhou com Henrique Oliveira, Sérgio Graciano, Leonel Vieira, Fátima Ribeiro, entre muitos outros realizadores. Publicou crónicas e artigos para jornais e revistas nacionais. “Tattoo – De Noite Um Cavalo Branco” e “A Magia das Boas Palavras”, foram os seus primeiros romances infanto-juvenis.

É atriz, produtora e realizadora. Começou a sua carreira em teatro, onde fundou as Magníficas Produções (produções como “Confissões de Adolescentes” e “Por Uma Noite”).
Em televisão, participou em séries de ficção nacional, como “O Clube” (Opto), “Causa Própria” e “Matilha” (RTP). Em cinema, colaborou com realizadores como João Botelho, e o seu percurso inclui filmes como “Milagre segundo Salomé” e “Ouro Cinza”.
Em teatro, trabalhou com António Pires e protagonizou o monólogo “À Primeira Vista”, dirigido por Tiago Guedes. Assinou as curtas-metragens “Pê” e “Penelope” na área da realização.

É uma atriz portuguesa nascida a 15 de novembro de 1959. Com uma longa carreira como atriz, desde 1978 tem trabalhado essencialmente em Televisão e Cinema, tendo tido incursões pontuais no Teatro.
De momento podemos vê-la na novela “Herança” e em breve vai estrear a minissérie “Cortina Vermelha” de Carlos Conceição e o filme “As Meninas Exemplares” de João Botelho.
Links
Documentos
- Programa Completo em formato PDF
- Descarregar