Na edição de 2022, cuja fase de candidaturas decorreu entre 4 e 29 de abril, a Fundação GDA recebeu um total de 594 candidaturas, das quais 591 foram admitidas e avaliadas por um júri independente, composto por Duarte Pinto Coelho, Miguel Cadete e Pedro Carneiro. Entre os 76 projetos discográficos selecionados, foi distribuído um montante total de € 350.000. Os projetos selecionados envolvem um total de 439 artistas de música.

Este foi um ano especialmente desafiante para o júri devido ao elevado número de candidaturas recebidas, a maioria das quais com uma extraordinária qualidade artística. Infelizmente, em virtude dos recursos financeiros limitados, muitas destas não puderam ser contempladas com um apoio no âmbito deste programa.

O Programa Apoio à Edição Fonográfica de Intérprete pretende dinamizar o mercado editorial da música portuguesa, a diversidade das expressões musicais e o acesso e usufruto dos cidadãos à criatividade musical, apoiando a gravação e produção de novas obras fonográficas.

De entre os 76 projetos apoiados, 19 são de música clássica, 13 de pop-rock, 9 de jazz, 6 de world music, 3 de música eletrónica, 3 de fado, 2 de hip-hop e 2 de contemporâneo. Os restantes 19 pertencem a outros géneros musicais.