A Faniak, uma plataforma online de prestação de serviços dirigida a artistas de música, disponibiliza várias ferramentas que facilitam tarefas associadas à gestão da carreira musical, tais como a gestão de datas de concertos, escolha das salas mais adequadas, a criação de respostas personalizadas aos fãs, difusão dos conteúdos através das redes sociais e pré-preenchimento dos dados para a declaração de repertório junto da GDA.

Iniciativa da empresa Faniak, esta trata-se da primeira plataforma de inteligência artificial portuguesa a disponibilizar este tipo de serviços. Combina o armazenamento do tipo Google Drive ou Dropbox com um sistema de “pastas inteligentes”, oferecendo a artistas e profissionais de música uma gestão de carreira simples e eficaz, capaz de diminuir o tempo alocado às tarefas administrativas relacionadas com a música em cerca de 60%.

O sistema de “pastas inteligentes” é capaz de recolher toda a informação pública de artistas disponível na internet, organizando-a automaticamente com toda a metainformação. No contexto da música, a metainformação é toda a informação que permite aos motores de busca, como a Google ou a Alexa, sugerir corretamente uma canção, ou aos autores e músicos envolvidos serem identificados e pagos pelas suas criações.

O protocolo agora celebrado com a Fundação GDA pretende oferecer pacotes com benefícios a artistas de música cooperadores da GDA. O principal objetivo dos criadores desta nova ferramenta é que artistas desta área possam poupar recursos de que necessitam para o trabalho criativo”.

Por norma, a inscrição de artistas na plataforma está sujeita a uma subscrição mensal no valor de 9,99€ ou 19,99€, consoante o tipo de utilização pretendido, com um desconto de 20% na opção de pagamento anual.

Com este protocolo, a Faniak oferece descontos para artistas de música cooperadores da GDA, nas seguintes condições:

• de 100% a quem se inscreva até ao dia 31 de julho de 2022;
  • de 20% a quem se inscreva após 31 de julho de 2022.

Se é artista de música e tem interesse em saber como beneficiar desse desconto, contacte a sua gestora de repertório na GDA.

A plataforma dispõe, ainda, de uma “extensão” que associa o perfil do artista na Faniak à sua conta no Portal GDA, que facilita o pré-preenchimento da declaração de repertório na GDA.

É de salientar que, para receber direitos relativos a uma obra, é obrigatória a declaração de repertório no Portal da GDA. Isto é, a inscrição na Faniak não dispensa a declaração da obra no Portal da GDA. Desta forma, a Faniak não interfere na relação do artista com a GDA, nem esta interfere na relação da Faniak com os artistas que subscreverem o serviço

Para mais informação, consulte o site da Faniak.