Pela primeira vez em 13 edições, as distinções do Prémio Atores de Cinema Fundação GDA de 2020 não vão ser entregues em cerimónia pública devido à pandemia da Covid-19. No próximo dia 9 de dezembro, o anúncio dos premiados que habitualmente decorre no Teatro Trindade, em Lisboa, será feito através do site da Fundação GDA e nas suas redes sociais, e terá uma novidade de monta: em vez de um prémio por cada uma das três categorias – Melhor Atriz/Ator Principal, Melhor Atriz/Ator Secundário(a) e Novo Talento – a Fundação GDA atribuirá três prémios em cada categoria.

“Apesar do momento difícil que vivemos, não quisemos passar ao lado do trabalho prestado pelos atores portugueses: pelo contrário, entendemos que este momento exige um reforço do seu reconhecimento e da visibilidade do seu mérito artístico”, afirma Mário Carneiro, diretor-geral da Fundação GDA.

Nesta XIII edição do Prémio Atores de Cinema Fundação GDA serão distinguidos nove profissionais. As três categorias do prémio correspondem aos seguintes valores pecuniários:

• Melhor Ator/Atriz Principal (€ 3.000)
  • Melhor Ator/Atriz Secundário/a (€ 2.000)
  • Novo Talento (€ 1.000)

Tal como habitualmente, o Prémio Atores de Cinema da Fundação GDA é atribuído a artistas por artistas, com um júri diferente todos os anos composto por três atores que a Fundação GDA convida. Este ano, o painel é integrado por Natália Luíza, Pompeu José e Rita Cabaço, os quais avaliaram a qualidade, excelência e mérito do trabalho de interpretação dos colegas nas obras analisadas – produções cinematográficas de longa-metragem portuguesas, de ficção, estreadas comercialmente em sala entre 1 de janeiro e 31 de dezembro de 2019.