Numa relação continuada com artistas, instituições culturais e públicos diferentes, a 2.ª edição da BoCA Summer School está quase a chegar e volta a oferecer condições especiais de inscrição para os Artistas Cooperadores da GDA.
De 28 de agosto a 20 de setembro, decorrem 6 workshops dirigidos por artistas nacionais e internacionais, em Lisboa:
Sexy MF, com Ana Borralho e João Galante
MAAT – Museu de Arte, Arquitectura e Tecnologia
4–5–6 setembro / 11h-14h
7 setembro / 10h30-13h30
8 setembro / 14h-19h
*A 8 setembro será apresentada uma performance no MAAT, resultante do trabalho desenvolvido.
Ana Borralho & João Galante, artistas multidisciplinares que criaram a performance "Estrelas Cadentes" na BoCA 2017, dirigem agora o workshop "Sexy MF", que resultará numa performance a ser apresentada ao público, no MAAT.
O corpo e a sua intimidade / a sexualidade e o erotismo / a identidade, o comportamento do género e os seus limites.
Como transcender as noções de feminino e masculino, não apenas no entendimento inteletual mas na experiência física do dia a dia?
Como desenvolver liberdade para ir para além das fronteiras do que é que um homem ou uma mulher podem ou não fazer?
Como criar a confusão sexual anulando ou salientando o género?
Como pensar e trabalhar a relação com o público de modo a integrá-lo no tempo e no espaço da performance, vivendo a experiência com o performer?
A quem se destina: M/18, estudantes e profissionais de artes performativas, e interessados em geral. Aos interessados em participar no workshop, pede-se disponibilidade para a nudez parcial ou integral.
Inscrição: Os interessados deverão enviar um e-mail para info@bocabienal.org com a seguinte documentação: nome, data de nascimento, contato telefónico e nota biográfica. Os Artistas Cooperadores da GDA deverão indicar o seu número de cooperador.
Data limite de inscrição: 29 de agosto. As inscrições são feitas por ordem de recepção (máx. 15 participantes).
Preço normal: € 120
Preço para Artistas Cooperadores da GDA: € 40
Total Jan Martens, com o coreógrafo Jan Martens
Estúdios Victor Córdon – CNB & TNSC
5 – 7 Setembro / 14h30-18h30
O workshop oferece uma imersão total na diversificada paisagem coreográfica das criações de Jan Martens, que apresenta aos participantes as metodologias que utilizou para alguns de seus trabalhos, viajando através dos padrões geométricos e exaustão de "THE DOG DAYS ARE OVER", a câmera lenta e a intimidade de "SWEAT BABY SWEAT", o ato de lenta transformação e improvisação estruturada da sua última criação "RULE OF THREE (2018)". Tópicos diferentes serão abordados: esgotamento, minimalismo, humanismo, intimidade, consciência corporal, precisão e transparência.
A quem se destina: M/16, estudantes e profissionais de dança, teatro e performance, com uma forte consciência corporal e uma básica condição física.
Inscrição: Os interessados deverão enviar um email para info@bocabienal.org com a seguinte documentação: nome, data de nascimento, contato telefónico e nota biográfica. Os Artistas Cooperadores da GDA deverão indicar o seu número de cooperador.
Data limite de inscrição: 31 de agosto. As inscrições são feitas por ordem de receção (máx. 15 participantes).
Preço normal: € 120
Preço para Artistas Cooperadores da GDA: € 40
Culturgest
12 – 14 Setembro / 10h-14h
15 Setembro / 14h-18h
A noção de reenactement (recriação / reencenação / reprodução), sobretudo associada às artes visuais mas expandindo-se por outros territórios artísticos, está a ganhar relevância e versatilidade no discurso das práticas culturais e artísticas contemporâneas. Agrupando questões centrais da política e da memória, da transmissão da tradição, da apropriação cultural e da capacidade de narrar e encenar a história, o conceito de reenactement pode ser visto através de uma infinitude de aspetos interessantes e pertinentes.
No teatro, tenho vindo a apropriar-me de várias referências e conceitos que dizem respeito ao campo da performance e das artes visuais, numa recriação, pós-produção e recontextualização dos materiais que servem um novo propósito (dramatúrgico). O que é visto excede o significado. O lugar do teatro é o lugar da incerteza, do impossível, do impalpável – daí o meu interesse em trabalhar com a crueldade e eficácia dos gestos da performance, por exemplo, que possibilitam zonas de conflito entre o real e o poético.
Durante 4 dias proponho que exploremos e nos apropriemos de materiais e conceitos da Performance e das artes visuais, para desenvolvermos ações de criação. O corpo – e por isso a sua imagem – olhado através de conceitos diversos: a sua simples presença e ausência em cena, o seu desdobramento, a sua objectificação, a sua fantasia, a sua palavra, a sua materialidade ou erotismo.
A quem se destina: 16-32 anos, estudantes e profissionais de teatro, dança e performance.
Inscrição: Os interessados deverão enviar um email para info@bocabienal.org com a seguinte documentação: nome, data de nascimento, contato telefónico e nota biográfica. Os Artistas Cooperadores da GDA deverão indicar o seu número de cooperador.
Data limite de inscrição: 7 de setembro. As inscrições são feitas por ordem de recepção (máx. 15 participantes).
Preço normal: €
Preço para Artistas Cooperadores da GDA: € 40
Relação Musical – Performance Musical Sistémica, com o músico Marino Formenti
Estúdios Victor Córdon – CNB & TNSC
17 – 19 setembro: 14h-18h
20 setembro*: 14h-21h
*A 20 setembro haverá uma apresentação pública de pequenas performances musicais que resultam do trabalho desenvolvido, em diferentes espaços públicos e privados no centro de Lisboa.
No workshop, o músico italiano Marino Formenti propõe trabalhar com um grupo restrito de participantes em torno do que chama “performance musical sistémica”, apresentando as suas obras anteriores e o conceito de colocar a música em um sistema diferente de relacionamento com o público e o espaço. Após a apresentação, será proposto a cada participante conceber e realizar a sua própria performance musical, sozinho ou em grupo, de acordo com a sua própria ideia de música e de relação musical, e com a supervisão (e também, caso assim entenda, com a participação) de Marino Formenti. Breves performances musicais serão apresentadas no último dia do workshop, em espaços públicos e privados do centro da cidade de Lisboa.
A sua combinação única de emoção e inteligência caracterizam-no como um dos músicos mais interessantes do nosso tempo, constantemente à procura de redefinir a experiência musical. Elogiado pelo Los Angeles Times como o “Glenn Gould do séc. XXI”, o seu gosto por experimentar combinações novas e inesperadas levou ao desenvolvimento de projetos únicos e de formatos alternativos de concertos, mas também a colaborações com alguns dos maiores compositores contemporâneos (Helmut Lachenmann, Gyorgy Kurtag, Salvatore Sciarrino) e encenadores (Rodrigo García, Tim Etchells ou Kris Verdonck).
Apresentado na 1.ª edição da BoCA, numa colaboração única com Ricardo Jacinto, em “Nowhere” Formenti tocava, dormia e comia durante várias semanas, continuamente, numa casa temporária aberta ao público, desejando “desaparecer” através da música. “One to One” é um projecto que foi produzido originalmente para a Art Basel e depois apresentado na Berlin Art Week, proporcionando um encontro musical de 2 a 10 horas com um só espetador de cada vez. Num dos seus últimos projetos, o filme “Schubert und Ich”, Marino Formenti ensaiava e acompanhava composições de Franz Schubert com não-músicos, guiando-os e inspirando-os através das suas próprias interpretações.
A quem se destina: M/16, estudantes e profissionais de música, e aqueles que têm alguma experiência musical.
Inscrição: Os interessados deverão enviar um email para info@bocabienal.org com a seguinte documentação: nome, data de nascimento, contacto telefónico e nota biográfica. Os Artistas Cooperadores da GDA deverão indicar o seu número de cooperador.
Data limite de inscrição: 10 de setembro. As inscrições são feitas por ordem de recepção (máx. 12 participantes).
Preço normal: 120€
Preço para Artistas Cooperadores da GDA: € 40
Para mais informações:
www.bocabienal.org
Facebook: boca.bienal
Instagram: bocabienal
© Imagem do workshop Total Jan Martens