Após um intenso e produtivo dia de Jornadas de Trabalho, os vencedores da X edição do Prémio Atores de Cinema da Fundação GDA foram anunciados numa cerimónia apresentada pela atriz Margarida Vila-Nova no Teatro da Trindade.

O júri – constituído por Maria João Luís, Miguel Seabra e Fernando Luís – distinguiram Joana Bárcia com o Prémio Melhor Atriz Principal pela sua interpretação no filme Cinzento e Negro de Luís Filipe Rocha. O prémio Melhor Ator Secundário foi para João Pedro Vaz  e a primeira atribuição do Prémio Jovem Talento coube a Miguel Nunes – ambos pelos seus desempenhos no filme Cartas da Guerra, de Ivo M. Ferreira.

Além de um troféu, os vencedores receberam €3.000, €2.000 e €1.000, valores correspondentes ao Prémio de Melhor Atriz Principal, Prémio de Melhor Ator Secundário e Prémio Novo Talento, respetivamente.

Durante a cerimónia de entrega de prémios, foi ainda exibida a curta-metragem, apoiada pela Fundação GDA, O Homem de Trás-os-Montes, de Miguel Moraes Cabral, que se estreou em Portugal no Festival IndieLisboa e em Agosto teve a sua estreia internacional no grande Festival de Locarno.