O IETM – International network for contemporary performing arts é uma plataforma com mais 500 organizações artísticas e artistas das mais diversas áreas das artes performativas contemporâneas como o teatro, a dança, o circo, as performances interdisciplinares ao vivo e os novos média. Os seus membros incluem festivais, companhias, produtores, teatros, investigadores, centros de investigação, universidades e instituições.

Para além de pequenos encontros em todo o mundo ao longo do ano, esta plataforma organiza dois eventos plenários por ano em duas cidades europeias. Em 2017, a Fundação GDA fez-se representar num destes encontros que teve lugar em Bruxelas, em novembro, e no qual se abordou o tema da arte na era do populismo. Em 2018, será a vez do IETM regressar a Portugal volvidas duas décadas. De 26 a 29 de abril, o Porto receberá um destes encontros para debater como a arte se relaciona com o processo de transformação, disseminação e tomada de decisões dos centros de criação, e como poderão os centros e as periferias se transformar ao longo deste processo. As inscrições decorrem até 22 de março e poderão ser feitas a partir do site do IETM.

Em paralelo, o IEMT é responsável pela curadoria de diversos projetos de investigação e publicações com o objetivo de intervir como agente facilitador da comunicação e distribuição de informação em prol da valorização e do acesso à arte e do reconhecimento e profissionalização dos artistas. Neste sentido, o IETM reeditou o seu guia de angariação de fundos publicado em 2015 com novos agentes e ligações, e exemplos recentes. Tendo iniciado em 2014, a Europa criativa é o principal programa de financiamento da Comissão Europeia para apoiar projetos culturais, redes e plataformas na Europa. No entanto, existem outros programas de financiamento da Comissão Europeia que podem também financiar projetos com uma componente cultural ou artística.

O Fund-finder é um elemento valioso na busca de recursos, evidenciando que as artes e a cultura podem de facto ser grandes recursos para o desenvolvimento dos territórios, indivíduos e sociedades. Esta versão atualizada do Fund-finder é um guia para plataformas de informações online e uma ferramenta fundamental para encontrar oportunidades de financiamento para projetos atuais ou futuros e iniciativas com dimensões europeias ou internacionais de financiamento no setor das artes e da cultura.

Clique aqui para descarregar o Fund-finder (2017 edition)