A Fundação GDA anuncia o lançamento do Portal do Artista, uma plataforma eletrónica desenvolvida para promover a relação dos artistas com os programas de apoio à criação e valorização artística desenvolvidos pela Fundação. Pretende-se, nomeadamente, facilitar o acesso e a candidatura aos concursos existentes, e garantir formas de comunicação mais eficientes com os candidatos, através da simplificação dos procedimentos burocráticos e da criação de um histórico das interações com a Fundação, o qual passará a estar à disposição de cada um.

Este projeto enquadra-se na missão da Fundação GDA a favor dos artistas portugueses, através da criação de mecanismos que estimulam a proximidade e facilitam o relacionamento com a Fundação, que asseguram uma informação mais eficiente e rigorosa e que apontam novas linhas de desenvolvimento e de trabalho para o futuro.

A entrada em funcionamento do Portal do Artista coincide com a abertura do Concurso de Apoio a Espetáculos de Teatro e Dança, um programa que visa apoiar a produção e apresentação pública de projetos nos domínios do teatro, da dança e dos cruzamentos disciplinares, tendo em vista promover oportunidades para o desenvolvimento da atividade profissional dos atores e dos bailarinos, e dinamizar a oferta e a diversidade criativa nestas áreas aos públicos nacionais, prestigiando a carreira profissional dos artistas.

Num processo de desenvolvimento gradual, estamos certos que futuramente o portal será o veículo privilegiado de interação com a Fundação para a grande maioria das suas atividades. De momento servirá sobretudo para aqueles que pretendem apresentar candidaturas aos concursos em vigor e, dentro de pouco tempo, para servir todos os apoios na área da Ação Cultural. O processo será depois alargado às áreas da Formação e Desenvolvimento e da Ação Social.