Uma década de iniciativas da Fundação GDA dedicadas a apoiar a criação musical, desde a promoção dos seus concursos de apoio à Edição Fonográfica de Intérprete, aos apoios ao prémio Jovens Músicos e outros apoios, justificam a apresentação do projeto do Catálogo das Edições Fonográficas de intérprete. Um projeto que pretende refletir o trabalho que tem sido desenvolvido pela Fundação GDA e que levou à criação de várias dezenas de obras de um número muito significativo de artistas e grupos nacionais.

A coordenação deste projeto foi entregue ao jornalista e consultor musical Nuno Galopim, que fez um trabalho rigoroso de recolha de informação. A dimensão do espólio existente ditou que o Catálogo seja apresentado ao público em duas fases e, ainda, que a informação constante do catálogo seja sistematicamente atualizada à medida que novas obras forem sendo criadas e editadas.

Assim, no próximo dia 23 de outubro, será feita a apresentação da 1.ª fase do Catálogo, que nesta fase será disponibilizado exclusivamente online, no site da Fundação GDA. Serão apresentadas várias informações sobre as obras e os artistas apoiados e, ainda, uma “mostra ilustrativa” de 20 fonogramas (amostras até 30'), representativa do conjunto das edições fonográficas e exemplificativa da diversidade de estilos musicais, o grau de notoriedade e o momento da carreira dos artistas envolvidos nos apoios. Na 2.ª fase, prevista para 2018, será feito o lançamento de um livro e de um CD.

O Catálogo das Edições Fonográficas de Intérprete materializa o trabalho que tem vindo a ser prosseguido pela Fundação GDA de favorecimento à comunidade artística, à diversidade e à participação cultural.