No sentido de promover e apoiar a internacionalização da música e dos músicos portugueses, a Fundação GDA tem vindo a colaborar e a prestar o seu apoio à plataforma de internacionalização WHY Portugal, cuja atividade e dinâmica tem vindo a promover e facilitar a representação de agrupamentos musicais nacionais em festivais como o Eurosonic Noorderslag, um dos maiores festivais profissionais de música que em 2018 decorre de 17 a 20 de janeiro, na cidade holandesa Groningen.
Para além de um festival, é também uma plataforma de networking musical a nível Europeu, que atrai todos os anos perto de 4000 profissionais da indústria, incluindo 400 representantes de festivais internacionais. Todos os anos, o Eurosonic Nooderslag apresenta showcases com mais de 300 artistas e um plano de conferências que abrange os mais recentes e maiores desenvolvimentos da indústria da música.
Em 2017, Portugal foi o país de destaque (country focus) deste festival, tendo levado 14 projetos musicais portugueses a apresentarem-se ao vivo perante uma audiência que incluiu agências de artistas, programadores de festivais, e outros profissionais de importância primária na internacionalização de carreiras artísticas.
Esta atividade e dinâmica é fundamental para a promoção da representação de agrupamentos musicais nacionais, tratando-se, assim, de uma circunstância extraordinária e única para uma mostra da música portuguesa nos mercados internacionais, apresentando a nossa grande diversidade de estilos e géneros e fundamentando a renovação do apoio da Fundação GDA na deslocação de artistas nacionais.
Neste contexto, a Fundação GDA apoia as deslocações ao Eurosonic 2018 dos projetos musicais portugueses Xinobi, Omiri, Serushiô, TT Syndicate, Surma e Diron Animal.