A Fundação GDA, na prossecução da estratégia do Fundo Cultural da GDA e visando a promoção das carreiras, dignificação da profissão dos Artistas, bem como o desenvolvimento da cultura em Portugal, anuncia os resultados das candidaturas do Programa de Apoio a Curtas Metragens – 2015.

Este Programa integra um conjunto mais amplo de iniciativas do mesmo género, inscrevendo-se no âmbito da prossecução dos objetivos do Fundo Cultural da GDA para 2015, nomeadamente no apoio a prestar aos Artistas e à valorização do seu trabalho, privilegiando – uma vez mais – a diversidade e a participação cultural.

A Fundação GDA decidiu atribuir durante o ano de 2015 o valor global de €40.000,00. O Júri independente composto por Nuno Gervásio e Tiago R. Santos, após a análise dos vinte e cinco processos de pedido de apoio a curtas-metragens, proferiu a seguinte decisão:

• Processo 1: Welket Bungué;
  • Processo 3: Nuno Sá Pessoa;
  • Processo 4: Rafael Morais;
  • Processo 5: João Craveiro;
  • Processo 6: Fábio Penela;
  • Processo 7: O Som e a Fúria;
  • Processo 8: Garden Films Lda;
  • Processo 10: Márcia Cardoso;
  • Processo 12: Eduardo Brito;
  • Processo 14: David & Golias;
  • Processo 15: Márcio Laranjeira e Sérgio Braz d’Almeida;
  • Processo 19: Bando à Parte;
  • Processo 20: Miguel Bonneville;
  • Processo 21: Patrícia Carreira;
  • Processo 24: Manuela Gomes.

A Fundação GDA, através do seu Fundo Cultural, apoia a formação, a divulgação e a promoção dos artistas e das suas respetivas prestações e carreiras, contribuindo em simultâneo para o estímulo ao Espetáculo e à Criação. O financiamento destas atividades advém de valores gerados pela Cópia Privada e de 15% dos direitos de Remuneração Equitativa (Comunicação Pública, Radiodifusão, Retransmissão por Cabo e Colocação à Disposição Interativa), cobrados pela GDA junto dos utilizadores de prestações artísticas gravadas.