A Fundação GDA, na prossecução da estratégia do Fundo Cultural da GDA e visando a promoção das carreiras, dignificação da profissão dos Artistas, bem como o desenvolvimento da cultura em Portugal, anuncia os resultados das candidaturas do Programa de Apoio a Curtas Metragens – 2015.
Este Programa integra um conjunto mais amplo de iniciativas do mesmo género, inscrevendo-se no âmbito da prossecução dos objetivos do Fundo Cultural da GDA para 2015, nomeadamente no apoio a prestar aos Artistas e à valorização do seu trabalho, privilegiando – uma vez mais – a diversidade e a participação cultural.
A Fundação GDA decidiu atribuir durante o ano de 2015 o valor global de €40.000,00. O Júri independente composto por Nuno Gervásio e Tiago R. Santos, após a análise dos vinte e cinco processos de pedido de apoio a curtas-metragens, proferiu a seguinte decisão:
- Processo 1: Welket Bungué;
- Processo 3: Nuno Sá Pessoa;
- Processo 4: Rafael Morais;
- Processo 5: João Craveiro;
- Processo 6: Fábio Penela;
- Processo 7: O Som e a Fúria;
- Processo 8: Garden Films Lda;
- Processo 10: Márcia Cardoso;
- Processo 12: Eduardo Brito;
- Processo 14: David & Golias;
- Processo 15: Márcio Laranjeira e Sérgio Braz d’Almeida;
- Processo 19: Bando à Parte;
- Processo 20: Miguel Bonneville;
- Processo 21: Patrícia Carreira;
- Processo 24: Manuela Gomes.
A Fundação GDA, através do seu Fundo Cultural, apoia a formação, a divulgação e a promoção dos artistas e das suas respetivas prestações e carreiras, contribuindo em simultâneo para o estímulo ao Espetáculo e à Criação. O financiamento destas atividades advém de valores gerados pela Cópia Privada e de 15% dos direitos de Remuneração Equitativa (Comunicação Pública, Radiodifusão, Retransmissão por Cabo e Colocação à Disposição Interativa), cobrados pela GDA junto dos utilizadores de prestações artísticas gravadas.