A Fundação GDA irá entregar os galardões do VII Prémio de Atores de Cinema Fundação GDA, um prémio criado por artistas e para artistas, já no próximo dia 19 de Maio, às 18:30, numa cerimónia que terá lugar no Cinema São Jorge, em Lisboa. Em breve serão anunciados os vencedores.

O Júri do VII Prémio de Atores de Cinema Fundação GDA é composto por André Gago, Beatriz Batarda e Leonor Silveira, e irá designar quais os melhores atores principais e secundários a partir da avaliação do desempenho dos atores e atrizes que participaram nas longas-metragens de produção nacional com estreia comercial no ano 2013.

Anualmente são submetidas a concurso todas as longas-metragens que estrearam nesse período de tempo. O trabalho dos atores de nacionalidade ou língua portuguesa que tenham participado nas produções nacionais é avaliado por um júri integralmente constituído por atores.

A organização da Edição de 2013 deste prestigiado galardão é da responsabilidade da Fundação GDA, tal como nos anos anteriores, na esteira da sua missão de desenvolvimento da ação cultural e da ação social da GDA. O Prémio tem como objetivo e espírito promover, valorizar e distinguir anualmente o trabalho dos atores e das atrizes de nacionalidade ou língua portuguesa, no formato cinema.

As edições anteriores do Prémio de Atores de Cinema Fundação GDA distinguiram Ivo Canelas como Melhor Actor Principal, pelo seu desempenho nos filmes «Call Girl» e «O Mistério da Estrada de Sintra»; José Eduardo como Melhor Actor Secundário, pelo seu desempenho nos filmes «Julgamento», «Corrupção» e «Dot.com»; Anabela Moreira e Tiago Rodrigues como Melhor Atriz Principal e Melhor Actor Secundário respetivamente, pelas suas representações no filme «Malnascida»; Soraia Chaves e Virgílio Castelo como Melhor Atriz Principal e Melhor Actor Secundário por «Salazar – A Vida Privada» e «Um Amor de Perdição», respetivamente; Leonor Baldaque e São José Correia, pelos filmes de longa-metragem «A Religiosa Portuguesa» e «O Inimigo Sem Rosto», como Melhor Atriz Principal e Melhor Atriz Secundária; Fernando Luís e Nuno Lopes que venceram ex-aequo o Prémio de Melhor Ator Principal pelas suas interpretações nos filmes “América” e “Sangue do Meu Sangue”, respetivamente, e Rita Martins como Melhor Atriz secundária pela sua representação filme de longa-metragem “Efeitos Secundários”; e Dalila do Carmo e Ângelo Torres pelos seus desempenhos nos filmes “Florbela” e “Estrada de Palha” respetivamente.