A Fundação GDA, na prossecução da estratégia do Fundo Cultural da GDA e visando a promoção das carreiras, dignificação da profissão dos Artistas, bem como o desenvolvimento da cultura em Portugal, anuncia a abertura do primeiro período de apresentação das candidaturas ao Programa de Apoio a Espetáculos ao Vivo e Tournée.

Este Programa integra um conjunto mais amplo de iniciativas do mesmo género, inscrevendo-se no âmbito da prossecução dos objetivos do Fundo Cultural da GDA para 2014, nomeadamente no apoio a prestar aos Artistas e à valorização do seu trabalho, privilegiando – uma vez mais – a diversidade e a participação cultural.

O Programa de Apoio Espetáculos ao Vivo e Tournée surge na sequência da constatação, por parte da GDA, de que se trata de um dos sectores da atividade artística onde os efeitos da atual crise financeira no nosso país mais se repercutem, deixando os Artistas, tantas vezes, sem a possibilidade de receber qualquer remuneração. O Apoio que vier a ser prestado pela Fundação GDA no âmbito deste Programa destina-se exclusivamente a remunerar os Artistas que participem nos espetáculos através das suas interpretações ou execuções.

No âmbito do Programa de Apoio a Espetáculos ao Vivo e Tournée, a Fundação GDA irá atribuir um valor total de €30.000,00 e será dividido por dois períodos.

As candidaturas ao primeiro período estarão abertas entre 1 e 31 de Outubro de 2014, devendo os interessados submeter o Formulário de candidatura e documentos nos termos do Regulamento do Programa que pode ser consultado no sítio da Fundação.

Os Apoios serão atribuídos e divulgados durante o mês de Agosto de 2014, segundo o Artigo 5º do Regulamento Relativo aos Programas de Apoio Fundação GDA, disponível no sítio da Fundação GDA, sendo atribuídos por decisão de um Júri independente, designado pela Fundação GDA e composto por personalidade de reconhecido mérito na área das artes performativas.