Fundação GDA lança 3.ª temporada do “Isto não é mais um Podcast” em parceria com o Observador

A terceira temporada do “Isto não é mais um Podcast” está quase a estrear. O foco serão projetos de financiamento europeu para artistas.

A estreia da terceira temporada do “Isto não é mais um Podcast” está marcada para dia 9 de janeiro. Criado pela Fundação GDA, agora em parceria com o Observador, o projeto, conduzido por Francisco Cipriano, especialista em financiamento europeu, irá contar com a presença de seis convidados ligados às artes, que vão partilhar o impacto que os projetos de financiamento tiveram nas suas instituições e as principais dificuldades que sentiram.

Nesta temporada – a mais recente do podcast -, vai ser dado destaque aos instrumentos de financiamento europeu que estão disponíveis para os artistas em nome individual e para as organizações mais pequenas. Ao longo dos seis episódios, os convidados vão dar a conhecer iniciativas de cascade funding, que integram o programa Europa Criativa, como o Culture Moves Europe, o MusicAIRE, o Perform Europe e o recente LIVEMX. Estas iniciativas apresentam um processo de candidatura mais simples, valores mais baixos de financiamento e projetos de menor duração, e funcionam fora do portal dos fundos da União Europeia.

A terceira temporada encerra dando destaque ao projeto Music360, uma iniciativa financiada no programa Horizonte Europa, que salienta o valor criado pela utilização de música. O objetivo é desenvolver e implementar protocolos de medição, através de uma plataforma que permitirá recolher e analisar dados sobre a utilização da música e, assim, distribuir os direitos de autor e direitos conexos aos seus criadores de uma forma mais justa.

Tal como nas temporadas anteriores, a terceira temporada do “Isto não é mais um Podcast” tem como objetivo aproximar a comunidade artística dos instrumentos de financiamento europeu, motivando os artistas a concorrerem aos diferentes programas e dando-lhes os conhecimentos necessários para identificarem oportunidades. Assim, a Fundação GDA pretende dar continuidade ao trabalho que tem vindo a desenvolver nos últimos anos de divulgação dos fundos europeus.

A primeira e segunda temporadas

A primeira temporada do podcast teve 12 episódios, que contaram com a presença de responsáveis e dirigentes de organizações artísticas beneficiárias de financiamento europeu e de entidades nacionais responsáveis pela gestão e divulgação de programas europeus. Centrada nas formas mais eficientes de obter fundos, na explicação mais simples dos processos de candidatura e na divulgação das metodologias dos casos de sucesso, a primeira temporada analisou os programas mais importantes para a arte, cultura e criatividade, dando voz aos artistas e instituições culturais que conseguiram financiamento de programas europeus.

A segunda temporada, que também contou com 12 episódios, deu destaque aos Programas Operacionais Regionais, fundos europeus que têm as suas Autoridades de Gestão nas Comissões de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR’s) do Norte, Centro, Lisboa, Alentejo e Algarve. As verbas destes programas são muito relevantes para projetos culturais que, na sua elaboração, cumpram os objetivos da coesão social e territorial e que permitam reforçar o papel da cultura no desenvolvimento económico, na inclusão e inovação social. Na temporada passada do podcast “Isto não é mais um Podcast” foi possível explorar, ainda, a vertente MEDIA do programa Europa Criativa.

Já pode ouvir todos os episódios das duas primeiras temporadas de “Isto não é mais um Podcast” no site do Observador, no site da Fundação GDA e no Spotify. E não perca, a partir de dia 9 de janeiro, os episódios da terceira temporada, que vão para o ar quinzenalmente.

Conheça os convidados de cada episódio

Diretor Artístico na VIC // Aveiro Arts House (Navalha)

Episódio 1 – 9 de janeiro: Hugo Branco

Hugo Branco é, desde 2016, Diretor Artístico do ecossistema criativo VIC // Aveiro Arts House. Dedica-se, sobretudo, à gestão e programação cultural, gravações de campo e performance musical eletrónica ao vivo. É, também, coresponsável por iniciativas culturais, como a Viral Agenda, o Club447 ou o 555.

Membro da Associação Cultural BABEL

Episódio 2 – 23 de janeiro: Ana Battaglia

Ana Battaglia é artista plástica e produtora na BABEL, uma organização cultural sem fins lucrativos que tem como missão criar oportunidades de aprendizagem e investigação no domínio da arte contemporânea, arquitetura e ambiente.

Artista e responsável por projeto de mobilidade na Eslovénia

Episódio 3 – 6 de fevereiro: Carla Costa

Carla Costa tem mais de 10 anos de experiência em gestão de projetos locais e europeus nas áreas educativas e culturais. Considera-se uma mediadora empenhada na criação de lugares e experiências criativas, com experiência em arte participativa, educação não formal e desenvolvimento humano.

Coordenadora do Projeto LIVEMX na INOVA+

Episódio 4 – 20 de fevereiro: Sara Brandão

Sara Brandão é responsável pela Unidade de Políticas Internacionais da INOVA+, liderando projetos e candidaturas internacionais enquadrados em diferentes programas. Cofinanciado pela União Europeia, o projeto LIVEMX apoia o setor da música através de subvenções e ações de reforço de capacidades.

Diretor artístico no Jazz ao Centro Clube

Episódio 5 – 6 de março: José Miguel Pereira

José Miguel Pereira é Presidente da Direção da Associação Cultural JACC – Jazz ao Centro Clube e coordena o Salão Brazil, a editora JACC Records, a revista jazz.pt, o Serviço Educativo JACC e os Festivais Jazz ao Centro, XJazz e Dar a Ouvir.

Diretor de Distribuição da GDA e CIO da Fundação GDA

Episódio 6 – 20 de março: Bruno Gaminha

Bruno Gaminha é consultor de sistemas de informação, investigador, professor e integra, atualmente, a equipa de investigação do Music360. É, também, Diretor de Distribuição e Sistemas de Informação na GDA e Coordenador do Comité de Desenvolvimento de Sistemas de Informação da SCAPR (Societies’ Council for the Collective Management of Performers’ Rights).

Outras Ações

Encontre outras iniciativas, nomeadamente parcerias concretizadas com organizações de relevo nas áreas de Dança, Música e Representação, tendo em vista a internacionalização das carreiras de artistas portugueses.