MAKE the MOST

makethemost_site.jpgO mundo dos financiamentos europeus é uma incógnita para muitos artistas em Portugal e apresenta-se algo complexo, em termos de linguagem e de procedimentos. Nomes como Portugal 2020, Europa Criativa, Erasmus +, Horizonte 2020 ou Programas Operacionais podem fazer parte do nosso dia-a-dia, mas não sabemos se podemos ser beneficiários e como devemos proceder.

Por essa razão, a Fundação GDA tem apoiado artistas e outros membros do setor que estão interessados em conhecer e desenvolver projetos com parcerias e financiamentos europeus. Em 2018, o projeto #makethemost representa um importante desenvolvimento.

O projeto #makethemost pretende proporcionar motivação, conhecimento e a capacidade de detetar oportunidades de financiamento para projetos artísticos e culturais. Através da realização de sessões informais ao final da tarde, em espaços privilegiados, é fomentado o diálogo e a troca de experiências. Ao facilitar o acesso à informação sobre gestão de projeto e financiamento europeu, a Fundação GDA tem a ambição de incentivar a internacionalização e o desenvolvimento de projetos que reflitam o enorme talento dos artistas portugueses.

A produção deste projeto está a cargo de A Reserva uma organização criada pela Mapa das Ideias para o desenvolvimento de projetos de natureza cultural que une o empreendedorismo, o ativismo social, a formação e a criatividade. Por seu turno, a Mapa das ideias possui uma experiência em formação para profissionais na área das artes e da cultura de grande relevância, nomeadamente através da promoção de ações de formação desenvolvidas e adaptadas a contextos específicos e a necessidades claramente identificadas no que respeita ao desenvolvimento de competências profissionais com caraterísticas particulares e de grande mutação.

A moderação das sessões a realizar ao abrigo desta iniciativa está a cargo de Francisco Cipriano, que tem vindo a desempenhar o papel de consultor da Fundação GDA nesta matéria e cuja vida profissional está ligada aos instrumentos de apoio a políticas públicas, sobretudo no âmbito do desenvolvimento regional e da política de coesão, bem como de Joaquim Jorge, um dos fundadores de A Reserva e especialista na gestão de projetos Europeus.

Próximas Edições

2.ª sessão: 17 de setembro, Fundação GDA
Clique aqui para mais informações

Edições Anteriores

1.ª sessão: 2 de julho, Polo Cultural das Gaivotas | Boavista
Clique aqui para mais informações