O júri independente, que este ano foi composto por Adriano Luz, Catarina Wallenstein e Cristina Carvalhal, analisou as obras da lista de produções cinematográficas de longa-metragem portuguesas, de ficção, estreadas comercialmente em sala entre 1 de janeiro e 31 de dezembro de 2017, tendo selecionado os três vencedores, cujos nomes serão anunciados, na cerimónia apresentada pela atriz Joana Barrios.

Os prémios serão entregues durante a cerimónia que terá lugar, no dia 4 de dezembro, no Teatro da Trindade, a partir das 21h00. Instituído, em 2008, este Prémio atribuído pela Fundação GDA compreende três categorias – Melhor Ator/Atriz Principal, Melhor Ator/Atriz Secundário(a) e Novo Talento.

Um dos traços distintivos do Prémio, atribuído anualmente pela Fundação GDA, é de se tratar de um reconhecimento entre pares: são prémios de interpretação atribuídos a atores por atores, por um júri diferente todos os anos. Este júri é composto por três artistas convidados que avaliam a qualidade, excelência e mérito do trabalho de interpretação dos colegas nas obras analisadas.

Tendo como objetivo prestar homenagem pública ao trabalho de interpretação dos atores portugueses, o foco primordial deste Prémio é o trabalho dos atores. Por isso, esta iniciativa não se esgota na entrega de galardões, sendo a cerimónia antecedida pelas “Jornadas para o Ator”. Estas consistem num conjunto de ações focadas na formação de atores e na gestão das suas carreiras e decorrerão, também no Teatro da Trindade, a partir das 10h00.

A GDA – Gestão dos Direitos dos Artistas é a entidade que em Portugal gere os direitos de propriedade intelectual de músicos, atores e bailarinos. A Fundação GDA é o seu braço para valorizar o trabalho dos artistas e promover o seu desenvolvimento humano e cultural e a sua proteção social.

Orientadas por atores, realizadores, produtores e outros profissionais do meio, as jornadas centram-se nas diferentes vertentes do trabalho de ator. Consistem em palestras, debates, masterclasses e em mesas redondas – “Encontros com a Experiência”, durante as quais atores e atrizes com anos de carreira bem-sucedida partilharão o seu conhecimento do meio com jovens atores e estudantes.

“Destacar e promover o trabalho dos atores portugueses, reforçar a sua notoriedade e facilitar a aproximação ao universo do cinema, designadamente com os realizadores e produtores, são os grandes objetivos desta iniciativa”, afirma Mário Carneiro, diretor-geral da Fundação GDA.

“É por esta a razão que a cerimónia de anúncio dos premiados é antecedida pelas ‘Jornadas para o Ator’”, continua Mário Carneiro. “Trata-se de promover a formação e o debate em torno do trabalho dos atores e das suas carreiras, ao mesmo tempo que se aproximam estes profissionais aos produtores e realizadores de cinema, fomentando a troca de experiências entre eles”.

As “Jornadas para o Ator” começam às 10h00, com uma sessão em que Diogo Dória e Dalila Carmo abordarão questões com as quais os atores se deparam ao longo das suas carreiras, como a gestão da sua imagem pública ou a importância de um bom agenciamento, ente outras.

Segue-se uma masterclass sobre “Showreels e Preparação para Audições”, com Patrícia Vasconcelos, diretora da ACT – Escola de Atores, e o cineasta Marco Martins. A partir das 15h00, as duplas Marcello Urgeghe e Rita Durão e Luís Filipe Rocha e Margarida Cardoso embarcarão numa conversa intitulada “Atores e Realizadores: Uma Jornada Construtiva”, na qual irão debater, entre outros aspetos, os diferentes modos de colaboração de atores e realizadores no seu trabalho.

A partir das 17h00 decorrem os Encontros com a Experiência, nos quais Lídia Franco, Natália Luiza e Fernando Luís irão entrar em diálogo com atores mais jovens e estudantes, falando das inquietações, experiências, dificuldades e oportunidades no percurso dos profissionais da representação.

Às 21h30, começa, então, a cerimónia de entrega dos galardões para as categorias, Melhor Ator/Atriz Principal, Melhor Ator/Atriz Secundário(a) e Novo Talento, aos quais correspondem prémios pecuniários no valor de, respetivamente, €3.000, €2.000 e €1.000.

A cerimónia encerra com um filme concerto, durante o qual serão exibidos excertos da longa-metragem Primeira Idade, do realizador Alexander David, cuja banda sonora foi apoiada pelo Fundo de Apoio ao Cinema (do qual a Fundação GDA é parceira). As imagens serão musicadas ao ao vivo pelo DJ Switcdance e pelo coro A Turma da Maria.