No sentido de promover e apoiar a internacionalização da música e dos músicos portugueses, a Fundação GDA tem vindo a colaborar e a prestar o seu apoio à plataforma de internacionalização WHY Portugal, cuja atividade e dinâmica ajudou a promover e facilitar uma excecional representação de agrupamentos musicais nacionais na 31.ª edição do Eurosonic Noorderslag, um dos maiores festivais profissionais de música do mundo que em 2017 decorrerá de 11 a 14 de Janeiro.

O Eurosonic Noorderslag acontece na cidade holandesa de Groningen e conta com mais de 3.900 profissionais da indústria da música, mais de 340 showcases de artistas holandeses e internacionais e 175 painéis e conferências. É um dos pontos principais da rede de contatos para a indústria da música internacional focado na música europeia, digressões, festivais, música ao vivo e média. Da mesma forma, tem sido, ao longo dos anos, a plataforma de lançamento para inúmeros artistas europeus que, posteriormente à sua presença no Eurosonic, desenvolveram carreiras internacionais de destaque.

Em 2017, Portugal será o país de destaque (country focus) na edição de 2017 deste festival, tratando-se assim de uma circunstância extraordinária e única para uma mostra da música portuguesa nos mercados internacionais, apresentando a nossa grande diversidade de estilos e géneros.

A participação de um número significativo de artistas portugueses que terão a oportunidade de apresentar o seu trabalho perante uma audiência de mais de 4.000 representantes do mercado da música internacional, nomeadamente a agências de artistas, programadores de festivais, e outros profissionais de importância primária na internacionalização de carreiras artísticas, fundamentou o crescimento do apoio da Fundação GDA à Why Portugal.

Neste contexto, a Fundação GDA apoiará as deslocações ao Eurosonic 2017, em Groningen, de 14 projetos musicais portugueses. São eles Gisela João, Marta Ren, Noiserv, Papercutz, Rodrigo Leão, Sam Alone & The Gravediggers, The Gift, The Happy Mess, Glockenwise, Best Youth, Holy Nothing, Throes & The Shine, Memória de Peixe e Batida.