A Fundação GDA perseguindo a estratégia do Fundo Cultural da GDA, que visa a promoção das carreiras e dignificação da profissão dos artistas, bem como o desenvolvimento da cultura em Portugal, anuncia que já está aberto o segundo período de apresentação das candidaturas ao Programa de Apoio a Curtas-metragens 2013.

Este programa, que integra um conjunto mais amplo de iniciativas do mesmo género, inscreve-se no âmbito da prossecução dos objetivos do Fundo Cultural para 2013 nomeadamente no apoio a prestar aos artistas e à valorização do seu trabalho, e privilegiam uma vez mais a diversidade e a participação cultural.

O Programa de Apoio Curtas-Metragens surge na sequência da constatação por parte da GDA de que se trata de um sector em forte desenvolvimento nos últimos anos, mas onde os efeitos da atual crise financeira, que se faz sentir no nosso país, se repercutem deixando, muitas vezes, os artistas que nelas participam sem a possibilidade de receberem qualquer remuneração. O apoio que vier a ser prestado pela Fundação GDA no âmbito deste programa destina-se exclusivamente a remunerar os artistas que participem nas curtas-metragens candidatas pelas suas respetivas interpretações ou execuções.

O montante será pago pela Fundação GDA, mediante o preenchimento das condições definidas pelo Regulamento deste Programa. A apresentação das candidaturas decorrerá até ao próximo dia 30 de Setembro.

No âmbito do Programa de Apoio às Curtas-Metragens 2013, a Fundação GDA irá atribuir um valor total, antes de impostos, de €22.000,00 e será dividido por dois períodos.

As candidaturas ao segundo período estarão abertas entre 1 e 30 de Setembro de 2013, devendo os interessados submeter o formulário de candidatura nos termos do regulamento do programa que pode ser consultado no separador da Fundação.

As candidaturas ao primeiro período do programa estiveram abertas entre 1 e 30 de Abril de 2013.

Os apoios serão atribuídos por decisão do Conselho de Administração da Fundação GDA de que será dada publicidade no sítio da Fundação GDA nas seguintes datas:

• Segundo período – a partir de 1 de Novembro de 2013

O Programa de Apoio a Curtas-Metragens 2013, além de assegurar a valorização do trabalho dos artistas contribui também para a difusão destas produções fomentando os direitos conexos, já que estas obras são potenciais geradoras de direitos.

O Programa de Apoio a Curtas-Metragens 2013 destinado a Artistas, só é possível graças ao financiamento que advém dos valores gerados pela Cópia Privada e dos direitos de Comunicação Pública cobrados pela GDA junto dos utilizadores de prestações artísticas gravadas.