A Fundação GDA organiza este encontro em Lisboa e no Porto com o propósito de facilitar o acesso à informação sobre as oportunidades de financiamento europeu e esclarecer dúvidas. A entrada é livre, no limite da lotação da sala e mediante inscrição prévia.

O mundo dos financiamentos europeus é uma incógnita para muitos artistas em Portugal e apresenta-se algo complexo, em termos de linguagem e de procedimentos. Nomes como Portugal 2020, Europa Criativa, Erasmus +, Horizonte 2020 ou Programas Operacionais podem fazer parte do nosso dia-a-dia, mas não sabemos se podemos beneficiar e como devemos proceder.

Este encontro será composto por uma parte expositiva, onde serão apresentados e explicados os vários programas de apoio existentes; e por uma parte prática, que irá procurar exemplificar o processo de apresentação de uma candidatura (avisos, desenho do projecto, Portal 2020) e irá apresentar alguns exemplos concretos de projectos portugueses que tiveram financiamento europeu e que nos possam servir de inspiração. O objectivo é facilitar a interpretação da informação disponível e aumentar a autonomia e capacitação dos artistas que desejam ou têm necessidade de recorrer a financiamento europeu.

Para a Fundação GDA, esta acção será um primeiro passo para uma intervenção continuada nesta área, num modelo de “aconselhamento de proximidade” aos artistas.