
Livro / Artes performativas
Perfinst Karnart
O livro Perfinst, supervisionado do ponto de vista concetual por Luís Castro e Vel Z, diretores artísticos da Karnart, apresenta-se como um objeto dúplice. Isto é, dividido nas duas partes que constituem o neologismo perfinst (PERF e INST) e que ancoram nos conceitos de PERFormance (artes performativas) e INSTalação (artes plásticas e digitais).
O livro PERF centra-se na pessoa, no ser animado, no intérprete do Perfinst, e integra textos de caráter especializado por Luís Castro, testemunhos na primeira pessoa das intérpretes Gisela Cañamero e Mónica Garcez, um texto científico da responsabilidade de Maria João Brilhante e reflexões dos observadores especializados Emília Tavares, Nuno Carinhas e Cláudia Galhós.
O livro INST foca o objeto enquanto protagonista, e integra textos de Luís Castro, testemunhos na primeira pessoa das intérpretes Bibi Perestrelo e Sara Carinhas, textos científicos de Maria Helena Serôdio e Daniela Salazar, e reflexões dos observadores especializados Gil Mendo, João Carneiro e Jorge Martins Rosa.
Perfinst é uma coedição da Karnart e do Centro de Estudos de Teatro da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, com financiamento do Programa Gulbenkian Cultura da Fundação Calouste Gulbenkian e parcerias da Ciência Viva Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica e da editora A Bela e o Monstro Edições.
Considerando a relevância desta edição para o panorama dos artistas intérpretes, a Fundação GDA assegurou uma colaboração na iniciativa.