No início de setembro, o seguro de saúde gratuito proporcionado pela Fundação GDA aos artistas cooperadores da GDA contava com 2.777 adesões. Trata-se de mais um avanço significativo no sentido de garantir aos artistas o acesso a serviços de médicos de elevada qualidade a preços reduzidos e em condições vantajosas.

O trabalho que vinha a ser desenvolvido nesta área, pelo menos desde 2014, registou um progresso assinalável em 2017 e teve um novo impulso a partir de 2018, quando a Fundação GDA e a companhia de Seguros Tranquilidade estabeleceram um acordo que permitiu alargar substancialmente as coberturas do contrato mantido até essa altura com a Fidelidade.

Os cooperadores que já beneficiavam de um seguro de saúde da Fundação GDA, transitaram assim do plano Multicare (da Fidelidade) para o AdvanceCare (Tranquilidade).

Entre outros aspetos essa mudança permitiu alagar as coberturas garantidas a cooperadores com idades até aos 75 anos (a idade limite no plano anterior era de 70), desde que já estivessem inscritos no plano da Multicare.

Entre outros benefícios, este novo plano garante:

• o pagamento das despesas relativas a internamento hospitalar até ao limite de € 30.000;
  • a cobertura de 6 consultas de especialidade ao valor de 15€
  • acesso a consultas ilimitadas ao domicílio ao valor de 15€.

Se bem que, para as novas adesões, a idade limite do plano AdvanceCare se situe nos 65 anos, a Fundação GDA não descurou, durante a negociação com a nova seguradora, a cobertura dos artistas de idade superior, logo potencialmente mais desprotegidos.

A proteção destes foi, de facto, salvaguardada: os cooperadores com idades superiores aos 65 anos que pretendam aderir pela primeira vez aos seguros da Fundação, terão acesso gratuito ao Plano + 55 – Valor Mais da AdvanceCare, que também cobrirá os detentores do seguro anterior com mais de 75 anos, sem limite de idade.

Entre outros benefícios, este plano dará acesso a seis consultas por ano a €15 e, pelo mesmo preço, a um número ilimitado de consultas ao domicílio, à comparticipação de 50% de despesas de hospitalização até € 5.000, dentro da rede AdvanceCare.

Outra prioridade da Fundação GDA nessa negociação foi a de incluir os agregados familiares dos artistas nessas coberturas, de forma a assegurar, também nesse domínio, um mínimo de segurança e estabilidade.

Assim, salvaguardou-se a possibilidade de os cooperadores poderem inscrever, pelo valor acordado para a Fundação, os seus agregados familiares nestes planos de saúde. Entende-se por agregado familiar os cônjuges (ou equiparados), os descendentes (filhos) e os ascendentes (pais). No caso dos ascendentes, os que tenham mais de 55 poderão aderir ao Valor Mais – AdvanceCare Saúde Plano +55). No início de setembro, o número de familiares de artistas abrangidos pelo seguro de saúde da Fundação GDA, ascendia aos 93.

A saúde é, desde a criação da Fundação GDA, em 2008, o rosto da sua intervenção na área social e representa, consequentemente, o maior investimento financeiro neste domínio. Só em 2017, a fundação canalizou a perto de € 200.000 para os seus programas de apoio médico, saúde e bem-estar.

Com o objetivo de promover e alargar o acesso dos artistas a um conjunto de cuidados de elevada qualidade, a preços reduzidos e em condições vantajosas, a Fundação GDA, tem ido bastante além de acordos com seguradoras, desenvolvendo parcerias e protocolos, criando sinergias, com diversas entidades.

Para saber mais sobre o apoio médico prestado pela Fundação GDA, clique aqui.