8.ª sessão #makethemost


9 de dezembro • 16H30
Casa do Infante
Porto


A 8.ª sessão do #makethemost encerra mais um ano de conversas informais em torno das oportunidades de financiamento europeu para projetos culturais.

Num ambiente informal, o #makethemost convida ao diálogo e à partilha de experiências, ficando os participantes a conhecer projetos financiados por programas europeus e sendo esclarecidos quanto ao funcionamento dos instrumentos financeiros que apoiaram esses mesmos projetos.

Com encontro marcado na Casa do Infante, no Porto, a última sessão de 2019 debruça-se sobre projetos financiados por programas de financiamento comunitários de âmbito regional, nomeadamente o Programa Operacional NORTE.

Lançado em 2018 pela Fundação GDA, o projeto #makethemost pretende influenciar a motivação, o conhecimento e a capacidade de detetar oportunidades de financiamento para projetos artísticos e culturais portugueses, fomentando o diálogo e a troca de experiências numa dinâmica continuada, através da realização de sessões informais, em espaços culturais privilegiados.

Ao facilitar o acesso à informação sobre gestão de projeto e financiamento europeu, a Fundação GDA tem a ambição de incentivar a internacionalização e o desenvolvimento de projetos que reflitam o enorme talento dos artistas portugueses.

 


INTERVENIENTES


 

Consulte as notas biográficas dos intervenientes, clicando no respetivo nome

Rosa Cortez ⋅ CCDR Norte

Licenciada em Engenharia Civil, é mestre em Planeamento e Projeto do Ambiente Urbano pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto. Assume, desde 2008, funções de Secretária Técnica do Programa Operacional Regional do Norte, um instrumento financeiro de apoio ao desenvolvimento regional, integrado no Acordo de Parceria PORTUGAL 2020 e no atual ciclo de fundos estruturais da União Europeia destinados a Portugal.

Rosário Machado ⋅ Rota do Românico

Diretora da Rota do Românico

Doutoranda em Estudos Culturais na Universidade do Minho. Licenciada em Sociologia pela Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra. Pós-Graduada em Gestão de Centros Urbanos, promovida pela Urbe, no âmbito da qual efetuou estágios em Londres e Turim. Pós-graduada em Turismo, Ordenamento e Gestão do Território. Curso de Gestão Pública na Administração Local, pelo CEFA.

O seu percurso profissional principia por terras de Moçambique, em 1996, numa ONG Suíça. Em 1997, aceita o desafio de vir para a região Norte coordenar tecnicamente o projeto Pacto Territorial para o Emprego do Vale do Sousa na VALSOUSA – Associação de Municípios do Vale do Sousa. Pelas funções que desempenhava, esteve envolvida na conceção e desenvolvimento de vários projetos, designadamente o Vale do Sousa Digital e a Rota do Românico. Em 2006, é nomeada, pelo Conselho de Administração da VALSOUSA, Diretora da Rota do Românico por inerência é Diretora do Centro de Estudos do Românico e Território, Integra a Direção Executiva da TRANSROMANICA I Itinerário Cultural do Conselho da Europa.

É membro do ICOMOS (Conselho Internacional de Monumentos e Sítios) e, em 2014, foi perita avaliadora de proposta a Património Mundial da Humanidade pela UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) dos “Caminhos de Santiago no Norte de Espanha | extensão dos “Caminhos de Santiago de Compostela” (Espanha). Membro da comissão executiva do Fórum Internacional do Património Arquitetónico Portugal | Brasil.

Autora de vários artigos sobre a temática do desenvolvimento regional, património, cultura e turismo. Colunista permanente do projeto de comunicação online patrimonio.pt e membro do Conselho Editorial do Jornal de Notícias. É Dirigente no Corpo Nacional de Escutas e integra os Corpos Sociais | Direção da Obra Social e Cultural Sílvia Cardoso.

Cidália Duarte ⋅ DRCN

Comentadora
Direção Regional da Cultura do Norte

Nasceu em Lisboa, em 1961. Fez os seus estudos em História de Arte na Faculdade de Letras daquela cidade, tendo posteriormente feito Estudos Graduados em Antropologia Biológica aplicada à Arqueologia, na Universidade de Alberta, no Canadá. Regressada a Portugal em 1998, esteve envolvida em vários projetos de investigação em Bioantropologia e em Evolução Humana, tendo sido nomeadamente a antropóloga responsável pela escavação e curadoria do esqueleto humano de criança de época paleolítica, conhecido por “Criança do Lapedo”. Desde 2012 juntou-se à equipa da Direção Regional de Cultura do Norte, onde integra o Gabinete de Projetos Financiados.

Bruno Costa ⋅ Bússola

Comentador
Bússola

A Bússola tem como missão o apoio ao planeamento e desenvolvimento estratégico de projetos artísticos e culturais aplicados à contemporaneidade. Considerando todas as etapas da cadeia de valor da criação artística, colabora com organizações privadas, artistas e entidades governamentais para a estratégia e conceção de projetos culturais. Em estreita ligação com o espaço público, especializa-se nas áreas das artes de rua e do circo contemporâneo, trabalhando ao nível da consultoria de programação, planeamento e desenvolvimento de projetos culturais, com foco especial nos circuitos internacionais, estimulando no setor novas tendências, linguagens e contextos de posicionamento e investigação. Ao nível da educação, encara novos desafios criativos capazes de estimular o espírito crítico e as capacidades artísticas das novas gerações

Francisco Cipriano ⋅ Fundação GDA

Moderador
Consultor da Fundação GDA para os Fundos Europeus

Mestre em Geografia e Planeamento Regional e Local, Francisco Cipriano integra atualmente o Gabinete do Presidente da Fundação Calouste Gulbenkian, onde é responsável por acompanhar as oportunidades de cofinanciamento por fundos comunitários e outras iniciativas e programas europeus.
A sua vida profissional está ligada à execução e acompanhamento, avaliação e controlo de instrumentos de apoio às políticas públicas, sobretudo no âmbito do desenvolvimento regional e da política de coesão. A sua experiência profissional tem vindo a criar ligações com a gestão e a implementação dos programas e projetos estruturais da União Europeia e dos Fundos Comunitários em Portugal.

 


PROGRAMA


16h00 – Receção dos participantes

16h30 – Início da sessão

Breve apresentação dos instrumentos
de financiamento comunitários de âmbito regional.

Património Cultural e projetos
imateriais na área da cultura

Rosa Cortez
(CCDR Norte)

17h15 – Apresentação de projetos financiados pelo Programa Operacional Regional do Norte

Dias do Património a Norte

Cidália Duarte
Direção Regional de Cultura do Norte

Rota do Românico
Rosário Machado
Diretora da Rota do Românico

18h45 – Debate com os participantes

19h30 – Fim da sessão