7.ª sessão #makethemost


30 de Setembro • 17H30
Fundação GDA
Lisboa


PROGRAMA


 

A etapa de 2019 do projeto #makethemost – Fundos Europeus para a Cultura está prestes a chegar ao fim. Das cinco sessões programadas para o conjunto do ano, a quarta realiza-se, já a 30 de setembro, em Lisboa, sendo esta a sétima desde a génese do projeto, em meados de 2018. O ano fechará, a 9 de dezembro, com a oitava, no Porto.

Depois de uma edição, no final de junho, na Batalha, o #makethemost “regressa a casa” para a sua sétima sessão, que decorrerá, nas instalações da Fundação GDA (Avenida Defensores de Chaves, 46 A/B, Lisboa), a 30 de setembro.

Num ambiente informal, o #makethemost convida ao diálogo e à partilha de experiências, ficando os participantes a conhecer projetos financiados pelos programas europeus de financiamento e esclarecidos quanto aos programas comunitários que apoiaram esses mesmos projetos.

Esta sétima sessão do #makethemost centra as atenções nos aspetos críticos na formulação de uma candidatura de projetos culturais ao Programa ERASMUS+ e ao Programa Europa Criativa. A sessão será acompanhada por responsáveis nacionais desses programas, Rui Gato e Susana Costa Pereira, respetivamente, que intervirão durante a apresentação dos projetos e estarão disponíveis para responder a quaisquer questões suscitadas.

Neste contexto, Nuno Reis e Luís Rodrigues irão apresentar So Far So Near – Inclusive Arts, um projeto da Glocalmusic, financiado pelo programa Erasmus+ e desenvolvido pela cooperativa Glocalmusic, que se ocupa da exploração de metodologias inclusivas de aprendizagem artística e de boas práticas para com artistas portadores de deficiência.

Por sua vez, Ana Fabíola Maurício irá falar sobre a experiência do 4Cs – From conflict to Conviviality Through Culture and Creativity, um projeto de cooperação europeia, financiado pelo Programa Europa Criativa, que procura entender como é que a educação artística e cultural pode constituir um recurso ativo para lidar com o conflito.

Como sempre, a moderação está a cargo de Francisco Cipriano, o mentor do projeto e consultor da Fundação GDA para a área dos Fundos Europeus, que tem um extenso percurso profissional ligado aos instrumentos de apoio a políticas públicas, focado no desenvolvimento regional e da política de coesão.

Lançado em 2018 pela Fundação GDA, o projeto #makethemost pretende influenciar a motivação, o conhecimento e a capacidade de detetar oportunidades de financiamento para projetos artísticos e culturais portugueses, fomentando o diálogo e a troca de experiências numa dinâmica continuada, através da realização de sessões informais, em espaços culturais privilegiados.

Ao facilitar o acesso à informação sobre gestão de projeto e financiamento europeu, a Fundação GDA tem a ambição de incentivar a internacionalização e o desenvolvimento de projetos que reflitam o enorme talento dos artistas portugueses.

 

evento facebook
página facebook

Formulário de inscrição

 


INTERVENIENTES

Consulte as notas biográficas dos intervenientes, clicando no respetivo nome

Nuno Reis • So Far So Near - Inclusive Arts

Nuno Reis
Director da Glocalmusic

Como músico performer e trompetista, tem desenvolvido uma intensa atividade musical a nível nacional e internacional, sobretudo ao vivo e em edições discográficas. Os seus territórios vão das músicas populares urbanas ao jazz e à música improvisada. Co-fundador da banda Cool Hipnoise (Prémio Blitz para melhor álbum, em 1997), tem colaborado, na música improvisada, com Vítor Rua, entre outros. Tem participado em espetáculos e discos de cantores e bandas sobejamente conhecidas, seja em colaboração regular (como os Ena Pá 2000 ou Mercado Negro), seja e como músico convidado (Blasted Mecanism, Xutos & Pontapés e muitos outros). Tem integrado diversas formações de big band e outras orquestras de sopros, como a Farra Fanfarra. Tem realizado música para teatro, dança e performance e trabalhado como produtor e programador cultural.

 

Luís Rodrigues • So Far So Near - Inclusive Arts

Luís Rodrigues
Coordenador de projetos da Glocalmusic

Licenciado em Animação Sociocultural (Aprofundamento em Mediação Multicultural, pela Escola Superior de Educação de Lisboa), trabalha na área da reabilitação desde 1997. Desempenhou funções de coordenador do Departamento de Artes da FENACERCI, de encenador de teatro e de coordenador de projetos artísticos e culturais inclusivos em várias instituições. É formador em várias áreas, como animação sociocultural, gestão e metodologia de projeto, teatro, atividades artísticas para pessoas com deficiência. Trabalha como freelancer na área da deficiência mental; crianças do 1.º ciclo do ensino básico e população sénior e é consultor em instituições da economia social. Na Glocalmusic tem funções de coordenação e conceção de projetos.

 

Ana Fabíola Maurício • 4Cs

Ana Fabíola Maurício
Gestora de projecto
4Cs: From Conflict to Conviviality through Creativity and Culture

Gestora do Projecto “4Cs – From Conflict to Conviviality through Creativity and Culture”. Coordenadora do Gabinete de Investigação e Inovação da Universidade Católica Portuguesa (UCP). Co-fundadora e co-curadora do projecto independente Nanogaleria. Doutorada em Estudos de Cultura pelo The Lisbon Consortium da FCH-UCP e em Estudos Literários e Culturais pelo Graduate Centre for the Study of Culture da Justus-Liebig Universität, Giessen, Alemanha (programa de doutoramento em co-tutela “European PhD Network”), tendo sido bolseira de doutoramento da Fundação para a Ciência e Tecnologia (2011-2015). Investigadora sénior do Centro de Estudos de Comunicação e Cultura (CECC) da FCH-UCP desde 2016 e investigadora júnior desde 2010, focando-se na investigação sobre museus de arte moderna e contemporânea e os seus papéis no desenvolvimento do panorama cultural das sociedades urbanas.

 

Susana Costa Pereira • Creative Europe

Susana Costa Pereira
comentadora

Responsável pelo subprograma Cultura
da Europa Criativa em Portugal

Licenciada em Ciências da Comunicação, pela Universidade Nova de Lisboa, é responsável pelo subprograma Cultura no Centro de Informação Europa Criativa. Anteriormente, foi o Ponto de Contacto Cultural no Programa Cultura da União Europeia. Foi também Consultora na IGAC – Inspecção-Geral das Actividades Culturais (Direito de Autor e Modernização Administrativa), Diretora de Projetos e Clientes na Master Link, Sistemas de Informação, Diretora de Área de Negócio Online, Diretora de Marketing no Grupo Media Capital, Técnica Superior no Instituto de Cinema, Audiovisual e Multimédia, integrou o Gabinete do Ministro da Cultura (Iniciativa Mosaico) e foi Account Senior na agência de comunicação IPSIS, Comunicação e Imagem.

 

Rui Gato • Erasmus+

Rui Gato
comentador
Agência Nacional Erasmus+

Trabalha na Agência Nacional Erasmus+ (anteriormente Programa Aprendizagem ao Longo da Vida) desde 2008 e tem sempre estado ligado à Educação de Adultos. Com o Erasmus+ (2014) assumiu a responsabilidade de acompanhar os projetos de Parcerias Estratégicas nos setores da Educação de Adultos e do Ensino Superior. Antes de trabalhar na Agência, estudou Ciências da Educação (Licenciatura e Mestrado) que, na sua opinião, contribuiu para ver o mundo de uma forma mais crítica e construtiva. Foi formador de adultos e coordenador da Ludoteca Crescer a Brincar no Bairro Padre Cruz. Tem 44 anos, um filho com 11, vive em Lisboa e gosta muito de fotografia.

 

Francisco Cipriano • Fundação GDA

Francisco Cipriano
moderador

Consultor da Fundação GDA para os Fundos Europeus

Mestre em Geografia e Planeamento Regional e Local, Francisco Cipriano integra atualmente o Gabinete do Presidente da Fundação Calouste Gulbenkian, onde é responsável por acompanhar as oportunidades de cofinanciamento por fundos comunitários e outras iniciativas e programas europeus.
A sua vida profissional está ligada à execução e acompanhamento, avaliação e controlo de instrumentos de apoio às políticas públicas, sobretudo no âmbito do desenvolvimento regional e da política de coesão. A sua experiência profissional tem vindo a criar ligações com a gestão e a implementação dos programas e projetos estruturais da União Europeia e dos Fundos Comunitários em Portugal.

 


PROGRAMA

17h30Receção dos participantes

 

18h00 – Início da sessão
Apresentação do projeto financiado pelo Programa ERASMUS+
“So Far So Near – Inclusive Arts”
Nuno Reis e Luís Rodrigues, Cooperativa artística Glocalmusic

 

18h45 – Apresentação do projeto financiado pelo Programa Europa Criativa
“4Cs – From conflict to Conviviality Through Culture and Creativity”
Ana Fabíola Maurício, Universidade Católica Portuguesa

 

19h30 – Debate com os participantes

 

20h30 – Fim da sessão