5.ª sessão #makethemost


30 de maio • 17H30
Fundação GDA
Lisboa


PROGRAMA


 

A quinta sessão do projeto #makethemost – Fundos Europeus para as Artes e Cultura decorre a 30 de maio, em Lisboa, nas instalações da Fundação GDA.
Mantendo o objetivo de aproximar a comunidade artística nacional das fontes de financiamento europeu, a Fundação GDA retorna a Lisboa com a quinta sessão do projeto #makethemost, depois de uma sessão realizada no Porto, a 18 de março de 2019.

A sessão terá lugar, já no dia 30 de maio, nas instalações da Fundação GDA (Avenida Defensores de Chaves, 46 A/B, Lisboa) e será dedicada ao Programa Europa para os Cidadãos.

O objetivo do Programa Europa para os Cidadãos é encorajar os europeus a terem um papel mais ativo no desenvolvimento da União Europeia e aproximá-los da Europa. Ao financiar projetos nos quais os cidadãos podem participar, contribui para uma melhor compreensão da União Europeia, da sua história, diversidade e valores comuns. A componente Arte e Cultura é uma das possibilidades de financiamento previstas. Será sobre essa que vai incidir a quinta sessão do #makethemost.

Nesta sessão, coordenada e moderada, como habitualmente, por Francisco Cipriano, consultor da Fundação GDA para a área dos Fundos Europeus, vamos conhecer um projeto cultural financiado por este programa. Partindo da apresentação desse projeto, vamos familiarizar-nos com o Programa Europa para os Cidadãos, sublinhando as vertentes deste instrumento financeiro mais vocacionadas para as Artes e Cultura.

Com o projeto #makethemost, a Fundação GDA pretende influenciar a motivação, o conhecimento e a capacidade de detetar oportunidades de financiamento para projetos artísticos e culturais portugueses, fomentando o diálogo e a troca de experiências numa dinâmica continuada, através da realização de sessões informais, em espaços privilegiados.

Ao facilitar o acesso à informação sobre gestão de projeto e financiamento europeu, a Fundação GDA tem a ambição de incentivar a internacionalização e o desenvolvimento de iniciativas que reflitam o enorme talento dos artistas portugueses.

Neste contexto de diálogo, de troca de experiências e de apresentação de casos reais, será possível discutir a concretização de projetos no terreno e fomentar novas ideias que conduzam a mais oportunidades de financiamento para o setor cultural e criativo.

Esta iniciativa é levada a cabo em conjunto com as outras ações a cargo da Fundação GDA no domínio dos financiamentos europeus, incluindo as sessões de aconselhamento individuais, e tem como principal objetivo motivar os artistas pelo conhecimento, tendo em vista a maximização das oportunidades de financiamento para os seus projetos.

 

Clique aqui para aceder ao formulário de inscrição

 


INTERVENIENTES

Consulte as notas biográficas dos intervenientes, clicando no respetivo nome

 

Rui Pedro Dâmaso

Rui Pedro Dâmaso
Associação Cultural OUT.RA

#makethemost fundos europeus para as artes e culturaDirigente associativo, músico, produtor e programador. É licenciado em Filosofia, com minor em Música, Cultura e Sociedade, pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. É co-fundador e co-director do OUT.FEST – Festival Internacional de Música Exploratória do Barreiro, iniciado em 2004, e da editora de música experimental Searching Records. Através desta, e em paralelo com o OUT.FEST, iniciou a sua experiência de organização regular de concertos. É co-fundador e presidente da direcção da OUT.RA – Associação Cultural.
Desenhou e produziu o projecto de field recordings Sons do Arco Ribeirinho Sul, uma intervenção artística, ambiental e social através do património sonoro das zonas rurais e industriais do Concelho do Barreiro, em articulação com entidades de protecção e educação ambiental afectas ao Município e no âmbito da qual foram promovidas recolhas sonoras, residências artísticas, espectáculos e acções de cariz educativo.
É autor e gestor do projecto Unearthing The Music, financiado pela Comissão Europeia ao abrigo dos programas Europe for Citizens e Creative Europe, coordenando uma equipa internacional dedicada à recolha de materiais para uma base de dados online dedicada à música experimental produzida nos regimes não-democráticos europeus entre 1950 e 1999.
Colabora regularmente com a editora Shhpuma, afecta ao reconhecido selo de jazz nacional Clean Feed, na escrita de textos para lançamentos editoriais e para o festival Rescaldo, organizado por esta e pela Culturgest – Fundação Caixa Geral de Depósitos.

 

Zélia Dias

Zélia Dias
comentador
Ponto de Contacto Nacional Programa Europa para os Cidadãos, Centro de Informação Europeia Jacques Delors

Técnica superior no Centro de Informação Europeia Jacques Delors (CIEJD), MNE.#makethemost fundos europeus para as artes e cultura
O CIEJD, enquanto Ponto de Contacto Nacional do Programa Europa para os Cidadãos tem como objetivo a ampla divulgação do mesmo; assim, é responsável pela apresentação das sessões de informação sobre o Programa, ao nível nacional.
No sentido de fomentar a presença de funcionários portugueses nas Instituições europeias, é responsável pela apresentação das carreiras europeias, junto de Universidades e doutros públicos-alvo, motivando à candidatura nacional.

Francisco Cipriano

Francisco Cipriano
moderador

Consultor da Fundação GDA para os Fundos Europeus

#makethemost fundos europeus para a cultura e artesMestre em Geografia e Planeamento Regional e Local, Francisco Cipriano integra atualmente o Gabinete do Presidente da Fundação Calouste Gulbenkian, onde é responsável por acompanhar as oportunidades de cofinanciamento por fundos comunitários e outras iniciativas e programas europeus, em estreita articulação com os serviços e as atividades da Fundação.
A sua vida profissional está ligada à Execução e Acompanhamento, Avaliação e Controlo de instrumentos de apoio às políticas públicas, sobretudo no âmbito do desenvolvimento regional e da política de coesão. A sua experiência profissionalmente tem vindo a criar ligações com a gestão e a implementação dos programas e projetos estruturais da União Europeia e dos Fundos Comunitários em Portugal.

 


PROGRAMA

17h30 Receção dos participantes

 

18h00 — Apresentação do projeto
financiado pelo Programa Europa para os Cidadãos – Vertente Memória Europeia
Unearthing the Music: Creative Sound and Experimentation under European Totalitarianism (2016)
Rui Pedro Dâmaso
Associação Cultural OUT.RA

Clique aqui para aceder à apresentação

 

18h45 — Apresentação do Programa Europa para os Cidadãos
Zélia Dias
Ponto de Contacto Nacional Programa Europa para os Cidadãos
Centro de Informação Europeia Jacques Delors

Clique aqui para aceder à apresentação

 

19h30 — Debate com os participantes

 

20h30 — Fim da sessão