Casos de Sucesso

Esta área pretende servir como um referencial para todos os artistas, projetos ou entidades da área cultural que pretendam concorrer aos Fundos Europeus. Apresentam-se, por isso, projetos bem-sucedidos na captação de financiamentos comunitários, referenciando informações e elementos que, acreditamos, poderão servir de exemplo para a construção e apresentação de futuras candidaturas.

 

i-Portunus

i-Portunus foi um projeto piloto que promoveu um esquema de mobilidade entre 41 países, direcionado para artistas individuais e profissionais do setor cultural, ativos no meio das Artes Performativas e Artes Visuais. O projeto i-Portunus foi gerido por um Consórcio composto pelo Goethe-Institut, pelo Institut français, pelo Izolyatsia e pela Nida Art Colony of Vilnius Academy of Arts.

Para mais informações: https://www.i-portunus.eu/


4Cs – From Conflict to Conviviality Through Creativity and Culture

4Cs – From Conflict to Conviviality through Creativity and Culture é um projeto de cooperação apoiado pela Comissão Europeia que explora como a arte e a cultura podem constituir recursos poderosos para abordar o assunto do conflito.

Para mais informações: https://4cs-conflict-conviviality.eu/


Un-Label — New grounds of inclusive performing arts

Un-Label é um projeto artístico inclusivo, intercultural, interdisciplinar, que visa celebrar a singularidade sob o simples pressuposto de que “não há identidade sem alteridade”. Artistas profissionais emergentes com e sem deficiência – acompanhados por um grupo de agentes culturais experientes, cientistas e artistas – investiram as suas aptidões e criatividade num diálogo dinâmico e inclusivo, tanto em nível nacional quanto europeu.

Para mais informações: https://un-label.eu/en/


CTM Festival
SHAPE — Sound Heterogeneous Art and Performance in Europe

Uma iniciativa cofinanciada pelo programa Europa Criativa da União Europeia, o projeto SHAPE reúne 16 organizações europeias sem fins lucrativos ativas na rede ICAS – Cidades Internacionais de Som Avançado para criar uma plataforma que visa apoiar, promover e trocar inovações e aspirantes a músicos emergentes e artistas interdisciplinares interessados em som.

Para mais informações: https://www.ctm-festival.de/projects/shape-platform/shape-platform/


On & For Production and Distribution

On & For Produção e distribuição (On & For) é um projeto cooperativo europeu concebido para promover o campo da imagem em movimento de artista (AMI).
O objetivo da On & For é vitalizar as redes de artistas e profissionais que colaboram para facilitar a produção, distribuição, comissão, curadoria e programação de AMI, reunindo vários profissionais estabelecidos ou emergentes que enriquecem este campo (artistas produtores, distribuidores, curadores, organizações, instituições) por toda a Europa.

Para mais informações: https://onandfor.eu/


Museum Mediators

O Museum Mediators assumiu-se como um projeto de transferência de inovação. Consistiu na exportação de um curso de formação criado pela Mapa das Ideias, uma empresa portuguesa que se dedica à relação entre museus, públicos e comunidades desde 1999.

Apresentação de Ana Fernambuco e Inês Bettencourt da Câmara (Mapa das Ideias): Clique aqui
Para mais informações:
http://museummediators.eu/


3Dpast – Living & Virtual Visiting European World Heritage

Os Sítios Património da Humanidade detêm um significado excecional para a Humanidade. Viver e visitar virtualmente sítios europeus classificados ajudará a descobrir o espírito do lugar e o património vernáculo notável existente na Europa. Serão estudadas as caraterísticas arquitetónicas e construtivas, materiais e imateriais, das habitações, suas formas de manutenção e suas vivências ao longo dos tempos. Esta informação será depois trabalhada para criar visitas em novas plataformas multimédia de realidade virtual e realidade aumentada para proporcionar aos visitantes uma experiência mais rica sobre os locais.

Apresentação de José Vicente e Sandra Rocha e Sousa: Clique aqui
Para mais informações:
http://esg.pt/3dpast/


A Manual on Work and Happiness

A MANUAL ON WORK AND HAPPINESS é o primeiro projeto internacional liderado pela Artemrede. Um desafio ao qual aderiram os municípios de Alcobaça e Montijo que, em 2018, vão acolher duas residências artísticas e duas performances distintas que envolvem as respetivas comunidades. O mesmo acontecerá em Patras e Pergine, também em 2018. Antes disso, no segundo semestre de 2017, o centro de criação L’Arboreto acolherá uma residência de escrita que juntará o encenador Jorge Andrade (mala voadora) e o autor catalão Pablo Gisbert, do coletivo El Conde Torrefiel.

Para mais informações: http://amanualonworkandhappiness.eu/


Living & Virtual Visiting European World Heritage
Programa Europa Criativa