Avisos de Abertura

ABERTOS

Nesta área são apresentados todos os concursos ativos, isto é, programas aos quais ainda é possível concorrer.

i-Portunus

Prazo de submissão: até 15 de abril de 2021

Sobre o concurso

Projeto-piloto de apoio à mobilidade para artistas e profissionais da cultura ( compositores, músicos e cantores) financiado pelo Europa Criativa.

Este concurso visa apoiar a mobilidade artística a curto prazo no contexto de: colaboração internacional; uma residência orientada para a produção de um projeto; atividades de desenvolvimento profissional.

Clique aqui para saber mais

FECHADOS

Nesta área são mantidos os concursos já encerrados e os programas cuja edição do concurso do ano atual ainda não começou. Este espaço serve sobretudo como histórico dos programas.

Ver concursos

Europa Criativa
Colaboração europeia entre museus e espaços de inovação (2021)

Este novo programa de apoio permite aos museus cooperar com parceiros criativos e tecnológicos em projetos experimentais para desenvolver soluções que melhorem a sua presença digital ou inovem as suas funções e processos do dia-a-dia.
Para mais informações: https://bit.ly/2M8HvM4

Europa Criativa
Financiamento para projectos culturais nas Regiões Ultraperiféricas da União Europeia (2020)

A Comissão Europeia lançou um novo convite à apresentação de propostas no valor de 1 milhão de euros para apoiar artistas, organizações culturais e instituições nas Regiões Ultraperiféricas da UE (onde se incluem a Madeira e Açores), bem como nos Países e Territórios Ultramarinos. A subvenção apoiará um mínimo de 45 projectos com um montante máximo de 20.000 euros cada.
Para mais informações: https://bit.ly/2ZzDiUt

DGArtes
Programa de Apoio a Projetos – Apoio Complementar ao Programa Europa Criativa (2020)

O presente programa visa exponenciar a boa execução dos projetos apresentados por entidades nacionais e estimular o número de entidades portuguesas líderes ou parceiras de candidaturas apresentadas ao Programa Europa Criativa, sub-programa Cultura. Este apoio permite assegurar parte do autofinanciamento exigido e aprovado nas linhas de financiamento de projetos de Cooperação Europeia e de Plataformas Europeias.
Para mais informações: https://bit.ly/3asYVfz

Erasmus+
Partnerships for Creativity (2020)

A crise de COVID-19 afetou particularmente os setores cultural e criativo. Partnerships for Creativity (Parcerias para a Criatividade)  pretendem envolver organizações nas áreas da educação formal, informal e não-formal, com as organizações dos setores criativo e cultural, para promover a sensibilização Europeia e empoderamento de atuais e futuras gerações  – independentemente do seu contexto social e cultural -, para que estas se tornem gerações compostas por inovadores bem sucedidos nos seus meios locais. Um dos objetivos do programa é também equipar os jovens e adultos com as ferramentas e competências necessárias para criar soluções inovadoras e criativas, para enfrentar riscos sem precedentes e desafios sociais, bem como revelar oportunidades que possam advir de um contexto crítico. Esta ação procura ainda potenciar o desenvolvimento de aptidões que fortalecem a criatividade e impulsionam a qualidade, inovação e reconhecimento do trabalho dos jovens que suporta o potencial criativo da juventude, assim contribuindo para a recuperação da resiliência dos setores cultural e criativo.
Para mais informações: https://bit.ly/32tegs3

Europa Criativa
Music Moves Europe: Innovative support scheme for a sustainable music ecosystem (2020)

Para mais informações: https://bit.ly/36evFWC

Europa Criativa
Measuring EU Cultural and Creative Sectors (2020)

Para mais informações: https://bit.ly/2IbhQQZ

Europa Criativa
Music Moves Europe: Implementing Steps to Develop and Promote European Music Export (2020)

Para mais informações: https://bit.ly/3lcAgis

Europa Criativa
Cinemas as Innovation Hubs for Local Communities (2020)

New Cinema-going Experiences | Colaboração entre exibidores de cinema e outras expressões culturais e artísticas. Para mais informações: https://bit.ly/2U8SbKT

Portugal 2020
Programação Cultural em Rede

NORTE2020 – Programa Operacional Regional do Norte
Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos / Património Cultural

CENTRO2020 – Programa Operacional Regional do Centro
Eixo 07 – Afirmar a sustentabilidade dos territórios

LISBOA2020 – Programa Operacional Regional de Lisboa

ALGARVE2020 – Programa Operacional Regional do Algarve

ALENTEJO2020 – Programa Operacional Regional do Alentejo

Para mais informações: https://bit.ly/30wJmx4

Programa Erasmus+ (2020)

Programa europeu que apoia a educação, a formação, a juventude e o desporto. O seu orçamento de 14 700 milhões de euros dará a mais de quatro milhões de europeus a oportunidade de estudar, seguir uma formação e adquirir experiência no estrangeiro.

Ao longo do ano de 2020, o Erasmus+ convida todos os interessados a candidatarem-se às sua diferentes àções. O programa distribuiu os seus modelos de financiamento por três momentos ou ações-chave:

1. Mobilidade individual para fins de aprendizagem
  2. Cooperação para a inovação e o intercâmbio de boas práticas
  3. Apoio à reforma de políticas

Para mais informações: Guia do Programa Erasmus+

Programa Europa para os Cidadãos (2020)

O Programa Europa para os Cidadãos é uma iniciativa da Comissão Europeia, através da Direção-Geral Migração e Assuntos Internos.
Esta iniciativa visa contribuir para a compreensão pelos cidadãos da União Europeia (UE), da sua história e diversidade e promover a cidadania europeia e o aprofundamento das condições da participação cívica e democrática por parte dos cidadãos.

São objetivos específicos deste programa:

• Reforçar a sensibilização em termos de memória, da história e dos valores comuns da União: promover a paz, os valores da União e o bem-estar dos seus povos, estimulando o debate, a reflexão e o desenvolvimento de redes;
  • Incentivar a participação democrática e cívica dos cidadãos europeus, através da compreensão do processo de elaboração das políticas da UE, da promoção de oportunidades, a nível social, intercultural e de voluntariado europeu.

Ao financiar projetos em que os cidadãos podem participar, o programa está a promover a história, os valores e a incentivar a participação cívica ao nível da UE. Para mais informações: https://eurocid.mne.gov.pt/ponto-de-contacto-nacional

Travel Grants: Connecting Dots
Mobilidade Artística e Desenvolvimento de Públicos (2020)

O concurso visa reforçar a oferta artística, o acesso e a participação nas artes, através do apoio a projetos de programação artística multidisciplinar concebidos para e com as comunidades locais e regionais situadas nos territórios de baixa densidade de Portugal Continental e nas Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira.
De acordo com as restrições à mobilidade nacional e internacional determinadas pela pandemia da COVID-19 e a dúvida inerente à sua evolução, o Programa Cultura decidiu proceder ao fecho da linha de Apoio a Despesas de Deslocação (Travel Grants) entre Portugal e os Países Doadores. Para mais informações: http://bit.ly/35CnKjJ

Europa Criativa MEDIA
Bridging Culture and Audiovisual Content through digital (2019)

No âmbito do objectivo específico de fomentar o desenvolvimento das políticas, a inovação, a criatividade, o alargamento das audiências e a criação de novos modelos comerciais e de gestão, mediante o apoio à cooperação política transnacional, a vertente intersectorial do Programa Europa Criativa prestará apoio ao ensaio de estratégias comerciais novas e intersectoriais para financiar, distribuir e rentabilizar as obras. Para mais informações: http://bit.ly/3968vBF

Travel Grants: Connecting Dots
Mobilidade Artística e Desenvolvimento de Públicos (2019)

Este concurso destina-se a apoiar as despesas de deslocação das entidades portuguesas e dos países doadores, para a constituição ou reforço de parcerias internacionais, no âmbito da preparação de candidaturas de projetos, a submeter através do aviso de concurso 2 – “Connecting Dots – Mobilidade Artística e Desenvolvimento de Públicos”, lançado em 5 de setembro de 2019. Para mais informações: http://bit.ly/35CnKjJ

Europa Criativa CULTURA
Cultural Cooperation Projects in the Western Balkans (2019)

Este “Call” é inteiramente financiado pelo Instrumento de Assistência de Pré-Adesão (IPA II).
Foi implementado de acordo com as regras aplicáveis do programa Europa Criativa e do programa de trabalho relevante.

O objetivo geral deste concurso é a promoção da reconciliação e das boas relações de vizinhança nos Balcãs Ocidentais, através da cooperação e criação cultural. Para mais informações: http://bit.ly/2Funp7R

Music Moves Europe (2019)

No âmbito da Acção Preparatória 2019 – Music Moves Europe abriu uma nova call para projectos a desenvolver no sector da música, com foco na co-criação e co-produção.

O objectivo geral deste convite é identificar e apoiar pelo menos 10 programas piloto inovadores e sustentáveis de co-produção e co-criação destinado a compositores e músicos, com um claro reconhecimento e valor agregado a fim de facilitar o desenvolvimento do repertório musical europeu. Para mais informações: http://bit.ly/2QVyIeP

Europa Criativa MEDIA
Support for Development of Audiovisual Content
Slate Funding (2019)