Avisos de Abertura

ABERTOS

Nesta área são apresentados todos os concursos ativos, isto é, programas aos quais ainda é possível concorrer.

DGARTES APOIO A PROJETOS – PROCEDIMENTO SIMPLIFICADO

Está aberta, até 28 de janeiro de 2022, a fase de submissão de candidaturas ao Programa de Apoio a Projetos – Procedimento Simplificado, nos domínios da investigação, formação e ações estratégicas de mediação. Com um montante financeiro global de 480 mil euros, este programa destina-se a apoiar projetos nas áreas de artes visuais (arquitetura, artes plásticas, design, fotografia e novos media), artes performativas (circo, dança, música, ópera e teatro), artes de rua e cruzamento disciplinar.

+ informação 


FECHADOS

Nesta área são mantidos os concursos já encerrados e os programas cuja edição do concurso do ano atual ainda não começou. Este espaço serve sobretudo como histórico dos programas.

Ver concursos

Europa Criativa
I-Portunus Houses: apoios à mobilidade, 2ª ronda de candidaturas aberta

I-Portunus Houses: apoios à mobilidade artística: 2ª ronda de candidaturas: entre 23 de Agosto e 3 de Outubro

i-Portunus Houses – é a terceira fase do projecto-piloto de apoio à mobilidade para artistas e profissionais culturais, financiado pelo Europa Criativa. Pela primeira vez, o i-Portunus Houses oferece a oportunidade de anfitriões ou organizações de acolhimento se candidatarem com uma selecção de até 5 artistas/ profissionais culturais com quem pretendem trabalhar. O financiamento irá para os artistas individuais e profissionais culturais, mas através de um(a) anfitriã(o) ou organização de acolhimento. Esta nova acção permitirá aos anfitriões, que podem não ter meios para atrair profissionais internacionais, fazer parte do esquema de mobilidade. Tendo em conta os desafios da COVID-19, a mobilidade mista (virtual e física) também é uma possibilidade.

+informação

Europa Criativa
i-Portunus (2021)

Projeto-piloto de apoio à mobilidade para artistas e profissionais da cultura ( compositores, músicos e cantores) financiado pelo Europa Criativa.
Este concurso visa apoiar a mobilidade artística a curto prazo no contexto de: colaboração internacional; uma residência orientada para a produção de um projeto; atividades de desenvolvimento profissional.

Para mais informações: https://bit.ly/2M8HvM4    

Europa Criativa
Colaboração europeia entre museus e espaços de inovação (2021)

Este novo programa de apoio permite aos museus cooperar com parceiros criativos e tecnológicos em projetos experimentais para desenvolver soluções que melhorem a sua presença digital ou inovem as suas funções e processos do dia-a-dia.
Para mais informações: https://bit.ly/2M8HvM4    

Europa Criativa
Financiamento para projectos culturais nas Regiões Ultraperiféricas da União Europeia (2020)

A Comissão Europeia lançou um novo convite à apresentação de propostas no valor de 1 milhão de euros para apoiar artistas, organizações culturais e instituições nas Regiões Ultraperiféricas da UE (onde se incluem a Madeira e Açores), bem como nos Países e Territórios Ultramarinos. A subvenção apoiará um mínimo de 45 projectos com um montante máximo de 20.000 euros cada.
Para mais informações: https://bit.ly/2ZzDiUt

DGArtes
Programa de Apoio a Projetos – Apoio Complementar ao Programa Europa Criativa (2020)

O presente programa visa exponenciar a boa execução dos projetos apresentados por entidades nacionais e estimular o número de entidades portuguesas líderes ou parceiras de candidaturas apresentadas ao Programa Europa Criativa, sub-programa Cultura. Este apoio permite assegurar parte do autofinanciamento exigido e aprovado nas linhas de financiamento de projetos de Cooperação Europeia e de Plataformas Europeias.
Para mais informações: https://bit.ly/3asYVfz 

Erasmus+
Partnerships for Creativity (2020)

A crise de COVID-19 afetou particularmente os setores cultural e criativo. Partnerships for Creativity (Parcerias para a Criatividade)  pretendem envolver organizações nas áreas da educação formal, informal e não-formal, com as organizações dos setores criativo e cultural, para promover a sensibilização Europeia e empoderamento de atuais e futuras gerações  – independentemente do seu contexto social e cultural -, para que estas se tornem gerações compostas por inovadores bem sucedidos nos seus meios locais. Um dos objetivos do programa é também equipar os jovens e adultos com as ferramentas e competências necessárias para criar soluções inovadoras e criativas, para enfrentar riscos sem precedentes e desafios sociais, bem como revelar oportunidades que possam advir de um contexto crítico. Esta ação procura ainda potenciar o desenvolvimento de aptidões que fortalecem a criatividade e impulsionam a qualidade, inovação e reconhecimento do trabalho dos jovens que suporta o potencial criativo da juventude, assim contribuindo para a recuperação da resiliência dos setores cultural e criativo.
Para mais informações: https://bit.ly/32tegs3

Europa Criativa
Music Moves Europe: Innovative support scheme for a sustainable music ecosystem (2020)

Para mais informações: https://bit.ly/36evFWC

Europa Criativa
Measuring EU Cultural and Creative Sectors (2020)

Para mais informações: https://bit.ly/2IbhQQZ

Europa Criativa
Music Moves Europe: Implementing Steps to Develop and Promote European Music Export (2020)

Para mais informações: https://bit.ly/3lcAgis

Europa Criativa
Cinemas as Innovation Hubs for Local Communities (2020)

New Cinema-going Experiences | Colaboração entre exibidores de cinema e outras expressões culturais e artísticas. Para mais informações: https://bit.ly/2U8SbKT

Portugal 2020
Programação Cultural em Rede

NORTE2020 – Programa Operacional Regional do Norte
Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos / Património Cultural

CENTRO2020 – Programa Operacional Regional do Centro
Eixo 07 – Afirmar a sustentabilidade dos territórios

LISBOA2020 – Programa Operacional Regional de Lisboa
Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos

ALGARVE2020 – Programa Operacional Regional do Algarve
Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos

ALENTEJO2020 – Programa Operacional Regional do Alentejo
Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos

Para mais informações: https://bit.ly/30wJmx4

Programa Erasmus+ (2020)

Programa europeu que apoia a educação, a formação, a juventude e o desporto. O seu orçamento de 14 700 milhões de euros dará a mais de quatro milhões de europeus a oportunidade de estudar, seguir uma formação e adquirir experiência no estrangeiro.

Ao longo do ano de 2020, o Erasmus+ convida todos os interessados a candidatarem-se às sua diferentes àções. O programa distribuiu os seus modelos de financiamento por três momentos ou ações-chave:

  1. Mobilidade individual para fins de aprendizagem
  2. Cooperação para a inovação e o intercâmbio de boas práticas
  3. Apoio à reforma de políticas

Para mais informações: Guia do Programa Erasmus+

Programa Europa para os Cidadãos (2020)

O Programa Europa para os Cidadãos é uma iniciativa da Comissão Europeia, através da Direção-Geral Migração e Assuntos Internos.
Esta iniciativa visa contribuir para a compreensão pelos cidadãos da União Europeia (UE), da sua história e diversidade e promover a cidadania europeia e o aprofundamento das condições da participação cívica e democrática por parte dos cidadãos.

São objetivos específicos deste programa:

  • Reforçar a sensibilização em termos de memória, da história e dos valores comuns da União: promover a paz, os valores da União e o bem-estar dos seus povos, estimulando o debate, a reflexão e o desenvolvimento de redes;
  • Incentivar a participação democrática e cívica dos cidadãos europeus, através da compreensão do processo de elaboração das políticas da UE, da promoção de oportunidades, a nível social, intercultural e de voluntariado europeu.

Ao financiar projetos em que os cidadãos podem participar, o programa está a promover a história, os valores e a incentivar a participação cívica ao nível da UE. Para mais informações: https://eurocid.mne.gov.pt/ponto-de-contacto-nacional

Travel Grants: Connecting Dots
Mobilidade Artística e Desenvolvimento de Públicos (2020)

O concurso visa reforçar a oferta artística, o acesso e a participação nas artes, através do apoio a projetos de programação artística multidisciplinar concebidos para e com as comunidades locais e regionais situadas nos territórios de baixa densidade de Portugal Continental e nas Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira.
De acordo com as restrições à mobilidade nacional e internacional determinadas pela pandemia da COVID-19 e a dúvida inerente à sua evolução, o Programa Cultura decidiu proceder ao fecho da linha de Apoio a Despesas de Deslocação (Travel Grants) entre Portugal e os Países Doadores. Para mais informações: http://bit.ly/35CnKjJ

Europa Criativa MEDIA
Bridging Culture and Audiovisual Content through digital (2019)

No âmbito do objectivo específico de fomentar o desenvolvimento das políticas, a inovação, a criatividade, o alargamento das audiências e a criação de novos modelos comerciais e de gestão, mediante o apoio à cooperação política transnacional, a vertente intersectorial do Programa Europa Criativa prestará apoio ao ensaio de estratégias comerciais novas e intersectoriais para financiar, distribuir e rentabilizar as obras. Para mais informações: http://bit.ly/3968vBF

Travel Grants: Connecting Dots
Mobilidade Artística e Desenvolvimento de Públicos (2019)

Este concurso destina-se a apoiar as despesas de deslocação das entidades portuguesas e dos países doadores, para a constituição ou reforço de parcerias internacionais, no âmbito da preparação de candidaturas de projetos, a submeter através do aviso de concurso 2 – “Connecting Dots – Mobilidade Artística e Desenvolvimento de Públicos”, lançado em 5 de setembro de 2019. Para mais informações: http://bit.ly/35CnKjJ

Europa Criativa CULTURA
Cultural Cooperation Projects in the Western Balkans (2019)

Este “Call” é inteiramente financiado pelo Instrumento de Assistência de Pré-Adesão (IPA II).
Foi implementado de acordo com as regras aplicáveis do programa Europa Criativa e do programa de trabalho relevante.

O objetivo geral deste concurso é a promoção da reconciliação e das boas relações de vizinhança nos Balcãs Ocidentais, através da cooperação e criação cultural. Para mais informações: http://bit.ly/2Funp7R

Music Moves Europe (2019)

No âmbito da Acção Preparatória 2019 – Music Moves Europe abriu uma nova call para projectos a desenvolver no sector da música, com foco na co-criação e co-produção.

O objectivo geral deste convite é identificar e apoiar pelo menos 10 programas piloto inovadores e sustentáveis de co-produção e co-criação destinado a compositores e músicos, com um claro reconhecimento e valor agregado a fim de facilitar o desenvolvimento do repertório musical europeu. Para mais informações: http://bit.ly/2QVyIeP

Europa Criativa MEDIA
Support for Development of Audiovisual Content
Slate Funding (2019)

O objetivo do Apoio ao Desenvolvimento de Conteúdo Audiovisual na forma de Slate Funding é aumentar a capacidade dos produtores audiovisuais de desenvolver projetos com potencial de circular por toda a Europa e além, além de facilitar a coprodução europeia e internacional. Para mais informações: http://bit.ly/36bv85M

EEA Grants

European Cultural Foundation
Democracy Needs Imagination (2019)

Com a primeira edição do programa Democracy Needs Imagination, procuraram-se ideias, projetos e experiências que dessem uma nova vida à democracia europeia, antes das eleições para o Parlamento Europeu. A última edição do concurso foi encerrada em 23 de abril de 2019. Para mais informações: http://bit.ly/2T9Xomm

Creative Europe
CULTURA (2019)

O Subprograma cultura destina-se a co-financiar projectos nas áreas cultural e criativa e em todas as expressões artísticas (excepto projectos exclusivamente audiovisuais ou cinematográficos, os quais são apoiados através do subprograma MEDIA). Para mais informações: http://www.europacriativa.eu/cultura/candidaturas/calendario

DGArtes
Programa de Apoio a Projetos Apoio Complementar ao Programa Europa Criativa (2018)

O presente programa visa exponenciar a boa execução dos projetos apresentados por entidades nacionais e estimular o número de entidades portuguesas líderes ou parceiras de candidaturas apresentadas ao Programa Europa Criativa, sub-programa Cultura. Este apoio complementar permite assegurar parte do autofinanciamento exigido e aprovado nas linhas de financiamento de projetos de Cooperação Europeia, de Plataformas Europeias e de Redes Europeias. Para mais informações: https://www.dgartes.gov.pt/pt/apoio/1793

MAKE A MOVE (2018)

O projeto Make a Move executa e testa um projeto inovador de Incubadora de Arte, desenvolvido especialmente para praticantes de teatro não institucionalizados e pequenos operadores culturais independentes. Para mais informações: https://makeamoveproject.eu/