Catálogo das Edições Fonográficas

A GDA e a Fundação GDA têm vindo a desenvolver uma atividade contínua de apoio à edição de novas obras fonográficas, através da promoção dos seus concursos de apoio à Edição Fonográfica de Intérprete, dos apoios ao prémio Jovens Músicos e outros apoios pontuais que, de modo consistente, contribuem para a dinamização do universo musical português.

O balanço da atividade desenvolvida, que levou à criação de várias centenas de obras de um número muito significativo de artistas e grupos nacionais, resulta na materialização do projeto do Catálogo das Edições Fonográficas, uma compilação das edições fonográficas apoiadas pela GDA e pela Fundação GDA.
Pretende-se com este processo de pesquisa, de recolha de informação e investigação associados à catalogação das obras, à sua listagem e enquadramento, ao trabalho editorial e à sua divulgação pública, disponibilizar um serviço, antes demais, aos próprios artistas, os quais são o fundamento último da missão da Fundação GDA.

Pretende-se, ainda, criar um arquivo com sentido histórico e um instrumento de trabalho que possa servir fins pedagógicos, académicos e de análise e investigação para quem se debruça sobre estas matérias. Nesse sentido, o catálogo será sistematicamente atualizado à medida que novas obras forem sendo criadas e editadas.

A coordenação deste projeto foi entregue ao jornalista e consultor musical Nuno Galopim, cujas reconhecidas competências e conhecimentos garantem o rigor necessário exigido por um projeto desta natureza.

O catálogo é disponibilizado  online, no site da Fundação GDA, apresentando as seguintes informações sobre as obras e os artistas apoiados:

• Artista/Grupo
  • Notas biográficas e fotos oficiais (quando disponibilizadas pelos artistas/grupos)
  • Título da obra
  • Ano de edição
Alinhamento
  • Ficha técnica
  • Distribuidora
Imagem da capa do álbum
  • Ano e âmbito do apoio

Esta informação será progressivamente enriquecida, nomeadamente com a inclusão de todas as fotografias oficiais dos artistas e respetivas notas biográficas, bem como conteúdos editoriais, e samples dos fonogramas.