A Fundação GDA promove o curso Gestão e Produção de Artes Performativas, destinado a artistas intérpretes, cujos conteúdos traduzem uma visão operativa e pragmática desta área, permitindo o desenvolvimento de competências concretas de auto-produção de projetos artísticos.
Este curso pretende responder às mutações que têm ocorrido no setor cultural, nomeadamente quanto às suas condições de financiamento público e que têm sido catalisadoras de uma diversificação dos modos de criação, produção e difusão artísticas. Se, por um lado, o artista tem de ser cada vez mais capaz de dialogar com múltiplas formas de criação, diferentes media e espaços não convencionais, por outro lado, as formas de produção artística são também elas cada vez mais diversas.
A emergência de pequenas estruturas de produção independentes criou um contexto no qual os criadores têm oportunidade de desenvolver o seu trabalho sem depender de entidades de maior dimensão, muitas vezes pouco ágeis na materialização de projetos criativos não-convencionais. Identifica-se, entretanto, uma lacuna na generalidade da formação dos artistas: a da introdução aos mecanismos, técnicas e ferramentas de auto-produção, fundamentais para a capacitação dos atores, bailarinos e músicos no desenvolvimento do seu trabalho enquanto criadores e intérpretes.
Para facilitar a participação nesta formação, a Fundação GDA suporta a principal parcela dos custos da sua realização, garantindo preços de inscrição acessíveis.
Edições anteriores:
- 1.ª edição: Lisboa, 28 de março a 28 de maio de 2016, Academia Inatel: Mais informações aqui
- 2.ª edição: Porto, 3 de setembro a 29 de outubro de 2016, Teatro Rivoli: Mais informações aqui
- 3.ª edição: Lisboa, 4 de março a 8 de maio de 2017, Academia Inatel: Mais informações aqui
- 4.ª edição: Porto, 6 de maio a 17 de julho, Teatro Rivoli: Mais informações aqui