Victor Pereira

 

Depois de estudar na Academia de Música de Castelo de Paiva, Victor Pereira continuou a sua formação na Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo do Instituto Politécnico do Porto. Ao longo do seu percurso académico trabalhou com Agostinho Vieira, Luís Carvalho, Luís Silva, Nuno Pinto e concluiu a Licenciatura na classe do professor António Saiote, tendo-lhe sido atribuído o prémio “Fundação Eng. António de Almeida”. Detém ainda, desde 2006, o grau de Mestre em “performance musical” pela Universidade de Aveiro, onde trabalhou com Alain Damiens. Paralelamente, efectuou masterclasses com Enrique Pérez Piquer, Michel Arrignon, Paul Meyer, Alain Damiens, Howard Klug, Phillipe Cupper, Guy Chadash e Guy Deplus.

Foi premiado em vários concursos dos quais se destacam: o 1º Prémio no “II Concurso Nacional de Jovens Clarinetistas” (nível superior), organizado pela Associação Portuguesa do Clarinete; 3ºPrémio no “I Concurso Internacional de Clarinete do Porto”, no qual lhe foi também atribuído o “Prémio do Público”, 3ºPrémio no “Concurso Jovens Músicos” (nível superior) da RDP, 2º Prémio na categoria de música de câmara (nível superior) no concurso “Jovens Músicos” da RDP e finalista no “3rd Osaka International Chamber Music Competition & Festa”, no Japão.

Victor Pereira é, desde 2000, solista do Remix Ensemble Casa da Música, onde trabalhou com maestros como Stefan Asbury, Ilan Volkov, Kasper de Roo, Pierre-André Valade, Rolf Gupta, Peter Rundel, Jonathan Stockhammer, Jurjen Hempel, Matthias Pintscher, Franck Ollu, Reinbert de Leeuw, Diego Masson, Emilio Pomàrico e Paul Hillier, apresentando-se nas melhores salas nacionais e em cidades como Valência, Roterdão, Huddersfield, Barcelona, Estrasburgo, Paris, Orleães, Bourges, Reims, Antuérpia, Madrid, Budapeste, Norrköping, Viena, Witten, Berlim, Amesterdão e Bruxelas. Gravou obras de Emmanuel Nunes, Miguel Azeguime, António Pinho Vargas, Nuno Corte-Real, Jorge Peixinho, Bernhard Lang, James Dillon, Brice Pauset, Johannes Maria Staud, Klaus Ib Jorgensen e Wolfgang Miterer para as editoras Numérica, Casa da Música, Westdeutscher Rundfunk WDR, Villa Concordia, Da Capo, Aeon e Col Legno.

Como solista apresentou-se com obras como o Concerto em Lá M K.622 de Mozart, o Concerto para clarinete de Elliott Carter, Ária de Pascal Dusapin, Domaines de Pierre Boulez, Babil de Georges Aperghis, entre outras. Na vertente da música de câmara integrou formações como o Quarteto de Clarinetes do Porto e o quinteto de sopros Versus, para além de se apresentar regularmente com os Solistas do Remix Ensemble. Foi também convidado a colaborar com a Orquestra Nacional do Porto, Orquestra Sinfónica da Galiza, Orquestra Gulbenkian, Filarmonia das Beiras e o Ensemble Orquestral do Porto.

Realizou estreias absolutas das obras Coor da compositora Angela Lopes, Epiclesis de Virgílio Melo, Limiar do compositor Carlos Caíres e Étude de Toshio Hosokawa.

Paralelamente, é professor de clarinete e música de câmara na Academia de Música de Castelo de Paiva e na Escola Profissional de Música de Espinho.

Discos