Van Ayres

Van Ayres (Rafael Ayres – 1994) estudou Cerâmica na E.S.A. António Arroio (2009-2012) e após um ano sabático decide ingressar no Curso de Artes Plásticas – E.S.A.D. Caldas da Rainha (2013-2014). Na procura por novas linguagens que pudessem expandir a sua pesquisa sonora decide passar uma temporada entre Amesterdão e Berlim (2015). Após este período de experimentação regressa a Portugal assumindo-se Artista Independente e desde então que mantém uma presença activa no campo cultural das artes cruzando som, artes plásticas, e performance
Criou juntamente com Rodrigo Soromenho a Maternidade (Colectivo/Promotora de Músicos Independentes) com o intuito de estabelecer uma plataforma de apoio e entreajuda a novos músicos que não estivessem inseridos em editoras ou colectivos. Apresentou várias performances ao longo dos anos das quais se destacam as prestações no OUT.FEST (Festival Internacional de Música Exploratória do Barreiro), vários concertos na ZDB (Galeria Zé dos Bois) em Lisboa, e a participação no Serralves em Festa, Porto.
Beneficiou do Apoio à Edição Fonográfica pela Fundação Gestão dos Direitos dos Artistas, e também da Bolsa de Criação 2019 pela OUT.RA, associação cultural com sede no Barreiro, concelho onde actualmente reside. Estes dois apoios permitiram a concretização do seu mais recente álbum “Final Spirit”. No presente ano lectivo está a realizar uma Pós-Graduação em Arte Sonora na Faculdade de Belas Artes de Lisboa (2019-2020).

Discos