Sopa da Pedra

Sopa de Pedra é um grupo de pesquisa musical composto por 10 mulheres que se destaca pela exploração do legado tradicional português através de arranjos polifónicos originais interpretados a capella. Em 2017 o grupo lançou o 1º álbum pela Turbina Records, “ao longe já se ouvia”, esgotando num ano a 1a edição de 2000 exemplares. Cantaram com Ana Moura, Manel Cruz, Júlio Pereira, Retimbrar, José Manuel David, José Salgueiro, Daniel Pereira Cristo, Lula Pena, Aurélien Claranbaux, Zlabya e compuseram bandas sonoras para filmes de Clara Pais & Daniel Fawcett e Artur Campos.
Destacam os concertos em: Mosaïque des Voix Lusophones – Théâtre de La Ville (Paris), Expo Dubai2020 (no Dubai), concerto de abertura do Womex 2021 (no Porto), Festival of World Music (em Sines), Festival Bons Sons (em Cem Soldos), Antena 2 Festival (em Lisboa), Small is Beautiful Festival (FR), Boulegan a l’Ostal Festival (FR), Festival Primavera Sound (no Porto) e Viva Voz Show (em Lisboa). Em fevereiro 2022 tocaram no concerto de abertura de “La Saison France/Portugal” no Théâtre de la Ville – Paris.
Em 2019 colaboraram com a pianista Joana Gama em “O figo que prometeste”, performance para voz, piano e percussão em torno do ciclo de piano de Lopes Graça, “Viagens na Minha Terra”.
Em 2022 lançam o segundo álbum “Do Claro ao Bréu”, composto por duas peças sonoplásticas originais, e têm em curso o projeto de realização de duas curtas metragens que ilustrarão integralmente a música deste álbum. Sopa de Pedra integra o documentário Poéticas do Canto Polifónico (2019) e a Candidatura da Associação Canto a Vozes – Fala de Mulheres à elevação do Canto a Vozes de Mulheres a Património Cultural Imaterial da UNESCO.
O grupo desenvolve workshops com diversas comunidades, destacando as realizações de “Festival Big Bang Lisboa (2019)” e “Noite Branca de Braga (2019)”. O grupo irá apresentar-se em Julho em Nuremberga, no Bardentreffen World Music Festival e no mesmo mês na Bretanha, no festival Arre Voce.

Discos