Rita Damásio

Licenciou-se em Estudos Africanos na FLUL e concluiu uma Pós-Graduação em Estudos de Desenvolvimento, no ISCTE. Cantou durante mais de 15 anos como backing-vocals para vários artistas portugueses, angolanos e cabo-verdianos e regularmente com a banda residente do Ondajazz, um clube de jazz em Alfama.
Foi uma das vozes do grupo Madredeus, de Pedro Ayres Magalhães, gravou 3 discos e 1 DVD ao vivo no Teatro Ibérico, em Lisboa. Em 2010, retoma uma carreira de locutora para publicidade onde vive da voz, longe dos holofotes, sendo uma das vozes da L´Oréal, entre outras prestigiadas marcas portuguesas e angolanas.
Durante anos, paralelamente, compõe, incita, propõe. Nada acontece. Mas isso não a faz desviar do seu caminho. Determinada, esperará a sua hora. Ela não procura agradar aos outros ou à maioria, trilhando este caminho, que é seu e original, procura estar em sintonia com o seu mundo interior e com ela própria.
Durante muito tempo pensou que Jean Massicotte ou François Lalonde, os mágicos de Lhasa de Sela, podiam ajudá-la na descolagem. Talvez seja uma quimera mas ela acredita nisso. Eis que J. Massicotte responde: “Oh, my God what you do is so beautiful!” O verdadeiro encontro, o tão esperado encontro acontece. A faísca acendeu. Jean Massicotte e François Lalonde produzem alguns temas do seu primeiro trabalho a solo, que constam no EP « Peregrina » financiado pela Fundação GDA.
A Rita encontra-se no amanhecer da sua carreira individual. A sua voz tem a beleza nocturna do veludo, a doçura do toque da seda, a profundidade dos credos e das orações, a poesia de um quadro de Chagall.
(Por Denys-Louis Colaux)

Discos