Ricardo Pereira

 

Ricardo Pereira ocupa o lugar de trombone solista no Remix Ensemble Casa da Música desde 2014. Antes de se juntar ao atual ensemble, durante as temporadas de 2010 e 2011 foi trombone solista na Orquestra do Norte. Colaborou com diversas orquestras como trombonista solista, sendo de destacar a Orquestra Clássica da Madeira, Orquestra do Algarve, Orquestra do Norte, Orquestra Sinfónica do Porto Casa da Música, Orquestra Gulbenkian, Orquestra Sinfónica da Galiza e Klangforum Wien, e integrou a European Union Wind Orchestra, Orquesta Joven de la Sinfónica de Galicia, International Mahler Orchestra, The World Orchestra, com quem realizou concertos por toda a Europa, e Lucerne Festival Academy. Apresentou-se como solista com a Orquestra Gulbenkian, a Chieri Sinfonietta Orchestra (Itália), a Orquestra do Norte, com a Banda Sinfónica Portuguesa e a Orquestra da Escola Profissional de Música de Viana do Castelo.
Como pedagogo, Ricardo Pereira leciona na Escola Superior de Música de Lisboa e no Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Braga a disciplina de trombone e música de câmara. Ricardo tem sido convidado a desenvolver, a nível nacional e internacional, workshops, júri em concursos, master classes, estágios de orquestra e recitais em várias universidades e escolas de música.
Ricardo Pereira, natural de Braga, iniciou os seus estudos musicais com o seu pai, António Pereira. Estudou no Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Braga (1999–2006), tendo concluído o curso na classe do professor Zeferino Pinto, obtendo a classificação máxima e distinguido com o Prémio de Mérito Artístico. Prosseguiu os seus estudos na Escola Superior de Música, Artes e Espetáculo do Porto (2006–2009) onde concluiu a Licenciatura em Música, com a distinção máxima na classe do professor Severo Martinez. Nos anos entre 2011–2013 estudou na Universidade do Minho concluindo o Mestrado em Ensino de Música, e atualmente, frequenta o Doutoramento em Música, (ramo) performance, na Universidade de Aveiro.
Durante o seu percurso teve oportunidade de trabalhar com professores e solistas como Jacques Mauger, Jon Etterbeek, Petur Eiriksson, Gyorgy Gyivicsan, Vincenzo Paratore, Stefan Schulz, Otmar Gaiswinkler, Andrea Conti, Charles Vernon, Mark Hampson, Andreas Klein, Achilles Liarmakopoulos, Toby Oft, Bart Claessens e Massimo La Rosa.
Vencedor do 1.º Prémio no “16.º Chieri International Competition 2016”. Vencedor do 1.º Prémio no “Prémio dos Jovens Músicos” (RDP-RTP 2013). Vencedor do 1.º Prémio no “2.º Concurso Nacional Terras de La Salette” 2009. Premiado com o 3.º Prémio no “Prémio dos Jovens Músicos” (RDP-RTP 2008).
No início do ano de 2020 Ricardo Pereira lançou o seu álbum de estreia, um projeto com a harpista Erica Versace, intitulado “IMPROBABILE”.
Desenvolve ainda atividade como compositor, sendo autor de algumas obras musicais editadas pela AVA Musical Editions, e outras de edição própria disponíveis em ricardopereiratrombone.blogspot.com.
É ainda membro fundador dos projetos “Mr. SC & The Wild Bones Gang” e “Portuguese Brass”. Atualmente é artista da marca de trombones Greenhoe.

Discos